Sombra da Esperança! Julho/23

Olá Parceiros em Missões,

 

“vocês viviam afastados de Cristo… não conheciam as promessas da aliança. Viviam no mundo sem Deus e sem esperança”. Efésios 2:12

 

Escrevemos nosso informativo deste mês com imensa alegria no coração. Primeiro, pelo modo como Deus está cuidando de nossas vidas e usando cada um de vocês para nos abençoar com suas orações, apoio financeiro e de muitas outras formas que demonstram cuidado e carinho em relação a nós. Assim, agradecemos por fazerem parte de nossas vidas e oramos para que Deus retribua abundantemente a cada um que tem separado um tempo para orar, apoiar e fazer parte de nossas vidas.

Sombras da Esperança!

Sempre que levamos comida e água para alguns amigos refugiados em algumas “Chapolas e cortijos” em nossa região fico pensando nas centenas de histórias de vidas como, “Aysha”, “Muhamed” e tantos outros que deixaram a África em busca de uma vida melhor, na esperança de encontrar emprego, segurança e dignidade para eles e suas famílias. No entanto, agora eles se encontram morando nas favelas espanholas, vivendo à sombra da esperança. Quando os refugiados chegam ao porto, há uma alegria imensa, pois a Espanha dos seus sonhos se torna realidade. Porém, a realidade que os aguarda é muito diferente do que haviam sonhado. Em um barraco de plástico encontro “Karima”, uma jovem Marroquina segurando seu filhinho, “Anas”. Ela sabia que o caminho para chegar a Europa seria desafiador e perigoso, mas a esperança que ardia em seu coração era mais forte do que qualquer temor. Assim como ela, tantos outros vivem em barracos improvisados, em condições precárias, e agora lutam diariamente para sobreviver. Enfrentam barreiras linguísticas, discriminação e desigualdade. Essa situação migratória é complexa e as dificuldades enfrentadas nestas favelas são enormes. Isso me faz refletir sobre a natureza humana, as batalhas internas e as escolhas que moldam nosso destino. Estar nesse ambiente, que eu não esperava encontrar aqui, é uma oportunidade de estender a mão e oferecer a luz da esperança em Cristo. Não sou melhor que eles, olho para o meu passado e vejo que, antes de ser alcançado por Jesus, eu estava na mesma situação, afastado de Deus e sem esperança. Não que eu não tivesse esperança, mas a esperança que eu tinha me motivava buscar as coisas deste mundo. Era algo frágil, que facilmente se abalava diante das dificuldades, era uma esperança ilusória, pois estava sempre depositada em pessoas, em sistemas de governo, em líderes ou, na maioria das vezes em ideologias que prometem mudanças, mas que muitas vezes não correspondiam às expectativas, pois eram sempre superficiais e passageiras. Creio que assim como refugiados nas favelas da Espanha, muitos podem estar vivendo à sombra da esperança. Meu desejo é testemunhar para aqueles que vivem à sombra da esperança de que a Esperança em Cristo nos capacita a viver uma vida transformada. Que a esperança em Cristo nos mova a ser luz no mundo, levando amor, compaixão e justiça a todos ao nosso redor. Que possamos compartilhar a boa nova do evangelho, oferecendo esperança àqueles que ainda não a encontraram. Que possamos ser instrumentos nas mãos de Deus para espalhar a esperança em Cristo e que a nossa vida seja um testemunho vivo da esperança que encontramos em Cristo, inspirando e encorajando outros a encontrarem nEle a verdadeira esperança.

Família

Com a graça a Deus, o cuidado de nossos parceiros nos sustentando com suas orações e carinho estamos bem como família. A Tina está bem, já terminou o tratamento com a medicação e a fisioterapia. Nós passamos sete dias com o Matheus, a Naomi e nosso netinho Tiago. Que alegria, que benção poder conhecer nosso netinho que já completou um mês e ter tido este tempo com eles. Nosso desejo era estar mais perto de nossos netos, filhos e noras, mas aprouve ao Senhor que as coisas fossem diferentes, mas louvamos ao Senhor, porque estes raros momentos com eles sempre somos tão abençoados e não temos nada que reclamar, apenas louvar ao Senhor, pela chegada do Tiago e como Deus está cuidando dele, do Matheus, da Naomi e do Felipe, Moara, Theo e Lucas. Somos gratos a Deus por nossa família, por nada estar nos faltando e pedimos que continuem orando por nossa família.

Ministério

Cada mês tem sido marcado pelo agir do Senhor em nossas vidas. No mês de junho, pensamos que teríamos menos trabalho devido ao início do verão e à paralisação das aulas de espanhol na associação africana. No entanto, olhando para trás, podemos dizer que foi um mês surpreendente. O número de resgates de barcos chegando com refugiados aumentaram muito e vai seguir aumentando neste verão que vai até setembro. A Tina seguiu com o ministério e os estudos com as mulheres, tivemos um dia tão especial no Dia Internacional do refugiado, fomos para uma praça fazer um dia de conscientização com a população sobre a questão do refúgio e foi uma benção, pois levamos os refugiados, imigrantes e houve uma boa interação com a comunidade local. Também o trabalho no abrigo de refugiados seguiu normalmente e tem sido um privilegio estar ali servindo refugiados, muitas vezes não tem sido fácil o trabalho porque a grande maioria dos funcionários e voluntários que estão ali se declaram ateus e têm valores  tão diferentes dos nossos, mas mesmo diante de algumas frustações o Senhor segue nos encorajando, pois eles também são alvos do amor de Deus e temos feito muitas amizades, criando assim uma oportunidade única de compartilhar a mensagem transformadora de Cristo, onde o respeito, empatia e humildade, que são princípios do Evangelho abrem portas ao do Senhor em suas vidas. Também nesta última semana de junho estivemos participando de um retiro de nossa organização missionária PMI – Povos Muçulm@nos Internacional onde estivemos junto com missionários da Europa e do Norte da África. Este foi o primeiro retiro que participamos e que benção poder conhecer novas famílias, irmãos, irmãs que tem dedicado suas vidas para alcançar muçulm@nos e que compartilham das mesmas lutas e experiencias que temos tido. Gloria a Deus por tudo que Ele tem feito em nossas vidas e através de nossas vidas.

Pedidos de Oração:

  • Louve a Deus pelo tempo que estivemos conhecendo nosso netinho Tiago, com o Matheus e a Naomi.
  • Louve o Senhor também pelo retiro que participamos dos missionários da PMI que servem na Europa entre povos muçulm@nos. Foi uma grande benção!
  • Continue orando pela proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos. Continue orando pela plena recuperação da Naomi e o desenvolvimento saudável do Tiago.
  • Ore por nossas vidas, pela nossa saúde física e emocional.
  • Ore pelo cuidado pastoral de missionário que segue com atendimentos em diferentes países.
  • Ore pela nossa viagem ao Norte da África no dia 9 de julho. Ore por proteção e para que seja um tempo muito especial conhecendo o lugar de onde os barcos de refugiados saem para cruzar o Mediterrâneo.
  • Ore pelos nossos amigos refugiados que temos acompanhado. Em especial continue orando pela vida do Moa, Peter, Amos que estamos acompanhando mais de perto e que deixaram sua religião de nascimento.
  • Siga orando pela Tina e o trabalho que ela tem feito com mulheres aconselhando, mentoreando e dando estudos bíblicos.

Que este mês de julho seja cheio da presença do Senhor sobre suas vidas, igrejas, trabalho, negócio e continuem nos acompanhando nas redes sociais, pois é uma maneira bem eficaz de compartilhar um pouco mais de nossas atividades e pedidos de orações, mais pontuais. Também seguimos orando para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

 

Pr. Ricardo, Tina, Felipe, Moara, Théo & Lucas, Matheus, Naomi e Tiago Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

matioli.missoes@gmail.com

WhatsApp: +34643470164

 

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

 

 

Para Abençoar nosso Ministério:

PIX: matioli.missoes@gmail.com 

Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  –  Conta corrente: 112034-4

Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0

 

12 comentários em “Sombra da Esperança! Julho/23”

  1. Nilma Ladeia de Carvalho Dias

    Pastor e Tina , espero que a viagem de vcs à África tenha sido bem sucedida. Que o Senhor continue cuidandonde cada detalhe de suas vidas. Em oração
    Abraços

  2. Leandro Garcia Moreira

    Como é bom acompanhar essa trajetória de vcs. Somos inspirados a ser cada vez mais abundantes na obra do Senhor.
    Amo vcs ❤

  3. JOSE LUIZ BRANDAO NETO

    Deus continue abençoando sua vida, família inteira e ministério!

    Sabemos que não é fácil pastor, a vida missionária fora do nosso país de origem, mas com a força do Senhor e a presença dEle sempre ao seu lado, faz com que tudo seja bem encaminhado e cuidado por Ele de forma tremenda!
    Ademais seu coração foi preparado para essa empreitada e o prazer e a alegria de servir ao Rei da Glória torna tudo mais edificante em sua vida!
    Deus seja louvado pela missão dEle através do seu ministério.

    Paz, perseverança e esperança cubra seu coração por meio de Cristo, hoje e sempre!

    1. Ricardo Marioli

      Agradeço Pr Brandão por suas palavras de encorajamento e carinho para com nossas vidas. Não temos palavras para agradecer por caminhar conosco já a tantos anos e por sempre ser benção em nossas vidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *