Olá Parceiros em Missões,
“Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.” Lucas 14:33
Chegamos à metade do ano e escrevemos nosso informativo deste mês com muita gratidão ao Senhor pela forma como tem cuidado de nós e por todos nossos parceiros e amigos que tem nos sustentado fielmente a cada mês. Obrigado por seu apoio e por não desistir de caminhar conosco neste momento que necessitamos de apoio. Que o Senhor esteja retribuindo com muitas bençãos sobre sua vida.
Deixar Tudo!
“Moa” do Chad foi um dos resgatado que ajudei no porto e agora seguimos ajudando aqui no abrigo de refugiados, vivia uma vida simples com sua família em uma pequena vila no sul. Um dia, tudo mudou, um grupo de extremistas invadiram sua região, destruindo a vila e matando muitas pessoas, ele e a família se viram no meio da violência e fugiram em busca de segurança. Após dias de viagem “Moa” decidiu deixar sua família, seguiu seu caminho carregando consigo algumas mudas de roupa e pequenas coisas de valor sentimental se aventurando na dura e perigosa missão de chegar a Espanha. Chegando na Argélia conseguiu dinheiro para cruzar o Mediterrâneo em um barco frágil com outros 11 refugiados. Desde sua fuga teve que enfrentar condições desumanas, falta de comida, água e a constante ameaça de ser capturado pelas autoridades. Após, 8 meses ele é resgatado pelo Salvamento Marítimo e trazido até o porto onde participo no acolhimento. Assim que os refugiados chegam precisam passar por uma triagem, este é o primeiro atendimento, é nesta área que ajudo, ali os médicos e enfermeiros avaliam a saúde de cada um, tomam banho, recebem roupas novas e alimentação. Neste momento tudo que eles trazem consigo vai ser descartado por medidas sanitárias, a roupa que estavam vestindo, mochilas cheias de pertences, tênis etc. Só podem ficar com o celular, alguma coisa de valor e documentos pessoais. Eles que já deixaram tudo para trás perdem o pouco que sobrou, como eu sofro com eles nesta hora, sinto sua dor, não ficam com praticamente nada, só não vai ficar para trás suas feridas e cicatrizes que ainda perduram em sua alma. Tenho encorajado “Moa” no abrigo e muitas vezes falo para ele que tudo que perdeu, as dificuldades que enfrentou, a família que deixou e os traumas da violência que tanto assombram sua mente, podem ser restaurados e as coisas materiais recuperadas. Outro dia conversamos sobre uma lição que aprendi em um livro (Bíblia) que para ter uma vida nova é preciso perder para ganhar, é necessário deixar tudo para trás tudo, senão não seria uma vida nova e que em seu caso seria apenas a continuidade de vida velha em um lugar novo, assim como teve que deixar tudo para trás no Chad e o que sobrou no porto, agora para experimentar algo novo e transformador em sua vida precisaria mudar muito mais. Depois desta conversa, Deus falou muito comigo, percebi que esta palavra na verdade não é apenas para o “Moa” é para mim mesmo, quantas coisas que eu ainda estou segurando e deveria ter deixado para trás, quero seguir a Jesus com elas, quero o novo de Deus me apegando com o que não serve mais para viver neste momento de minha vida. Muitos nos olham como se eu tivéssemos largado tudo para trás, mas a realidade é que temos ainda tanto que deixar para trás para seguir seguindo a Jesus. Tenho ainda muito que caminhar e aprender para viver algo novo de Deus em minha vida, e você?
Família
Deus nos abençoou muito no mês de maio, primeiro pelo Seu cuidado e fidelidade, foram celebrações de meu aniversário e de casamento. No entanto, nosso maior presente foi a chegada de nosso netinho Tiago que foi tão esperado. Ele nasceu dia 27 de maio e que bênção maravilhosa ser agora avós de três netinhos. Porém, também foi um mês de lamentar a morte do irmão da Tina, assim é a vida cheias de momentos especiais e outros que tanto nos desafiam, mas o que nos conforta e nos alegra é que em todas as situações somos gratos a Deus. Louvamos a Deus pela forma como tem cuidado de nossa família e em especial pela recuperação da saúde da Tina. Continue orando por nossas vidas e por nossa viagem para conhecer nosso netinho Tiago no dia 8 de junho.
Ministério
Seguir os passos do Senhor e o que Ele nos comissionou é um grande privilégio e ao mesmo tempo uma dependência total Nele. O mês de maio foi marcado com muitas chegadas de refugiados em barcos precários, muitas vidas no mar perdidas e muitos feridos que necessitavam de ajuda mais específica. Tudo resulta em mais trabalho, mas também em mais vidas que temos tido oportunidade de tocar. Uma forma que Deus tem me usado muito é o fato de poder seguir acompanhando alguns refugiados no abrigo dos que ajudei no resgate no porto. É tremendo porque todos que estamos ajudando são de países fechados para o Evangelho, alguns temos desenvolvido uma amizade maior, como o Moa que escrevi acima, outros que tenho pedido oração e agora tenho dois amigos que estão experimentando algo muito diferente, os dois renunciaram a religião de seu país. Um já é um senhor e o chamo de “Peter” porque ele foi tirado das águas do Mediterrâneo, o outro é o “Amos”, depois que renunciou sua religião a família de sua esposa levou ela e os três filhos para França. Aqui no abrigo ele teve que ser relocado em um lugar mais seguro, pois seus amigos não aceitam que ele tenha deixado a religião deles. Isto mostra que a liberdade que eles têm aqui é grande e que daqui eles podem escolher seu caminho, mesmo que isto ainda gere consequências de perder família e amigos. Neste meio Deus me colocou ali para estar ajudando os dois, temos conversado sobre o que é liberdade e o que eu aprendi em um livro (Bíblia) sobre que “tudo me é permitido, mas nem tudo convém”. Nossa intenção não é que troquem de religião, mas que conheçam o Senhor Jesus que é maior que a religião, Ele e o único capaz de transformar suas vidas e trazer a verdadeira liberdade e uma vida nova que dura a eternidade. Também temos tido a oportunidade de visitar alguns refugiados nos “cortijos e chapolas” (casas muito precárias na área rural e muitos barracos de plásticos) e ali também tenho encontrado alguns que ajudei no porto e que estão vivendo em situações muito difíceis, pois estes refugiados não conseguiram lugar provisório para ficar e acabam nestas situações muito precárias, onde não tem energia, água potável e comida, etc. Estes lugares são localizados sempre bem afastado da cidade e eles quase não tem acesso a nenhuma ajuda. Assim, o trabalho segue e vamos encontrando formas de criar pontes para acolher, alcançar e amar estes refugiados. Também dia 27 tivemos um dia muito especial em celebrar com nossos amigos refugiados o dia da África (25/05).
Pedidos de Oração:
- Louve a Deus pela recuperação da saúde da Tina.
- Louve ao Senhor pela chegada de nosso netinho Tiago.
- Continue orando pela recuperação da Naomi, por proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos. Em especial ore pelo tempo que teremos juntos, com o Matheus, a Naomi e nosso netinho Tiago agora em junho.
- Ore por nossas vidas, pela nossa saúde física e emocional.
- Estejam orando em especial pela vida do Moa, Peter, Amos e tantos outros que Deus tem colocado em nosso caminho e que podemos ajudar e testemunhar de Jesus, eles são amigos preciosos que necessitam tanto de um milagre do Senhor.
- Ore pelo retiro que vamos ter com nossa organização missionária e por várias visitas preciosas que receberemos nos próximos meses de uma família missionário e alguns missionários de curto prazo.
- Ore também por nossa viagem para conhecer o Norte da África no mês de julho, cremos que vai nos ajudar a conhecer melhor a cultura de alguns grupos de refugiados que temos servido.
- Ore pelo cuidado pastoral de missionário, pelos aconselhamentos, mentoreamentos e estudos bíblicos que a Tina está ministrando.
- Ore pela nossa igreja parceira e nossa equipe de ministério aqui em Almería.
Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida e continue nos acompanhando nas redes sociais. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo, Tina, Felipe, Moara, Théo & Lucas, Matheus, Naomi e Tiago Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: matioli.missoes@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol
Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0
Muito importante ler esse informativo. Quanta coisa para refletir! Só precisamos agradecer a Deus porque Ele tem nos ajudado. Fiquei pensando no sofrimento desses refugiados. Meu Deus! Muita tristeza. Deus continue abençoando vocês todos. Que seu novo netinho lhes traga muitas alegrias. Deus o abençoe!
Obrigado Elaine por suas palavras de encorajamento. Louvamos a Deus por sua vida e por todo seu apoio e cuidado. Que Deus continue abençoando sua vida e de todo sua família!
Momentos dessa leitura, é pra refletirmos no que estamos fazendo na obra de Cristo.
Nada, quando lemos o que o Pr. Ricardo e a Tina tem feito através do amor pelos próximo meu coração se enche de tristeza por mim, mais de alegria pelos missionários espalhados pelo mundo em especial.por vcs. Oro sem cessar todos os dias pelos meus irmãos queridos. Deus abençoe muito a família Matioli.
Somos tão gratos a Deus por suas palavras João, pelas orações que faz tanta diferença e pelo apoio que nos abençoa e nos ajuda muito. Que Deus siga abençoando suas vidas João!
Parabéns Pastor. Suas palavras e seus testemunhos nos inspira na caminhada cristã.
Estaremos orando por cada pedido em especial pelo Moa,Peter, Amos para que Deus realize um milagre em suas vidas e traga transformação e renovo para experimentar a boa, perfeita e agradável vontade do Pai em suas vidas. Grande abraço Nori e IPB VILA NOVA LONDRINA.
Gloria a Deus Norival por sua vida e por suas palavras de encorajamento. Uma grande bênção poder contar com seu apoio e da igreja. Deus abençoe!
Que carta maravilhosa, quantas bênçãos recebidas do nosso Deus. Deus derrameme bênçãos sobre suas vidas dando a vcs saúde e estratégias para levar Jesus a esses refugiados.
Obrigado Miriam por todo seu apoio e cuidado. Que Deus continue te abençoando!
Lindo trabalho entre os refugiados, Matioli. Que o Senhor continue prosperando vcs nesta missão tão cheia de desafios. Grande abraço!
Obrigado Pr Zinaldo pelo apoio de sempre! Que o Senhor continue abençoando muito suas vidas. Um grande abraço!