Olá Parceiros em Missões,
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10
Chegamos ao começo de mais um mês e escrevemos nosso informativo com o coração cheio de alegria por tudo que o Senhor tem feito através de nossas vidas e junto de nossos amigos e parceiros que nos apoiam com seu suporte financeiro e suas preciosas orações. Somos tão gratos a Deus por cada um de vocês que tem sido usados por Deus para nos manter nessa missão de alcançar refugiados africanos. Que Deus os retribua com muitas bençãos.
Missão Resgate!
O mês de agosto foi marcado por duas experiências impactantes que nos fazem refletir sobre a fragilidade humana e a abundante graça e misericórdia de Deus. Primeiro, tivemos a oportunidade de participar de um resgate de um barco com 15 refugiados, incluindo uma mulher grávida, eles haviam ficado à deriva no mar por três dias após o motor cair na água. A situação era desesperadora; aqueles que estavam a bordo enfrentavam não apenas a incerteza do mar, pois as condições climáticas podiam mudar e colocar suas vidas em risco, mas também enfrentavam a falta de água e a fome. A precariedade desses barcos reflete o desafio enfrentado por tantos refugiados que buscam uma vida melhor, arriscando tudo o que têm. No entanto, mesmo em meio a essa situação angustiante um veleiro os avistou e avisou o Salvamento Marítimo que de uma forma milagrosa resgatou todos os refugiados com vida e nossa equipe os ajudou nos primeiros atendimentos. Que benção poder participar de algo tão especial e fazer parte daquilo que Deus está fazendo entre os refugiados. Também um dia ao sair para minha corrida matinal, encontrei um jovem refugiado do Senegal dormindo na rua. Sua situação era igualmente muito difícil. Sem um lugar para viver e enfrentando problemas graves de documentação, ele estava em uma condição de extrema vulnerabilidade. Depois de muitas conversas e oração, conseguimos, com a ajuda do presidente da associação africana com a qual colaboramos, encontrar um lugar temporário para ele. Este jovem agora está sob os cuidados dessa associação, e continuamos trabalhando para ajudá-lo a encontrar uma solução definitiva para sua situação. Essas duas experiências me levaram a refletir sobre o ministério que desempenhamos. Resgatamos refugiados do mar, depois os resgatamos das ruas, e então seguimos resgatando-os de várias outras dificuldades ao longo do caminho, até que possam encontrar Aquele que pode resgata-los não somente das adversidades presente, mas os conduzir à eternidade. Nossa missão é ajudá-los neste encontro com Deus, mas estas experiencias também nos fazem pensar em como nossa caminhada com Deus é semelhante. Ele constantemente nos resgata—seja de nossas próprias falhas, das situações complicadas que criamos, ou dos muitos desafios que a vida nos apresenta. Assim, não somos melhores e nem diferente dos refugiados, pois vivemos necessitando sermos resgatado pelo Senhor. A diferença é que já conhecemos o único capaz de nos salvar e que cuida de nós, nos guiando com amor e misericórdia para um lugar seguro. Que possamos continuar sendo instrumentos desse amor divino, comprometidos em resgatar e cuidar daqueles que estão ao nosso redor, assim como somos constantemente resgatados e cuidados pelo Senhor.
Família
Graças a Deus, nossa família está bem, todos com saúde, sendo cuidados pelo Senhor em cada detalhe. Nada tem nos faltado, e somos imensamente gratos por Suas bênçãos. Estamos radiantes com o nascimento de nossa netinha Myla, que chegou cheia de saúde e alegria. Agradecemos de coração a todos que estiveram orando por sua chegada; suas orações foram uma grande benção para nós. Agora, em setembro, se Deus permitir, iremos visitar a pequena Myla em Raleigh e teremos a alegria de reunir toda a família, um verdadeiro presente de Deus. Será um tempo precioso ao lado de nossos filhos, noras e netos, momentos que aguardamos com muita expectativa. Pedimos que continuem orando por nós, para que o Senhor nos conduza em segurança e nos conceda um tempo abençoado juntos. Louvamos ao Senhor por Sua fidelidade em nossas vidas e por cada um de vocês que caminha conosco.
Ministério
No mês de agosto, seguimos firmes nas frentes missionárias que estamos envolvidos. O trabalho de resgate de refugiados e acolhimento tem sido como sempre uma missão desafiadora, mas repleta de oportunidades para mostrar o amor de Deus. É uma benção estar ali, pois os primeiros cuidados fazem diferença e abrem muitas portas para o futuro, por esta razão este é um ministério bem estratégico. Como era esperado tivemos em agosto algumas ondas de barcos de refugiados vindo do norte da África, em nossa cidade a maioria vem da Argélia e Marrocos e apenas em um dia chegaram mais de mil refugiados na Espanha, aqui em nossa cidade foram muitos e tivemos noites e dias de trabalho sem parar. No abrigo, continuamos a cuidar de oito refugiados subsaarianos, um verdadeiro presente de Deus. Temos visto como esse trabalho tem se transformado em uma bênção, com laços de amizade se fortalecendo e inúmeras oportunidades para compartilhar o Evangelho e testemunhar do amor de Cristo, no mês de agosto trabalhamos bastante suas origens, como viviam, como era o estilo de suas vidas, seus desafios e deixar eles falar destas questões é uma forma de expressar nosso interesse e tocar seus corações, pois se tem algo que eles gostam é de falar de sua cultura, do preço que estão pagando por deixar família e amigos para trás, assim, vamos preparando o caminho para apresentar um novo caminho e vivo caminho que eles nunca ouviram falar e nem sabem que existe. Na associação africana as coisas estão paradas, pois seguimos buscando um novo lugar para associação aonde possamos voltar as classes de espanhol, também este mês passado o presidente da associação nos ajudou acolhendo um jovem refugiado na condição de rua, assim é uma benção manter esta parceria com eles. A Tina também tem sido uma grande bênção, liderando estudos bíblicos com as mulheres da igreja. Esses encontros têm sido fundamentais para o crescimento espiritual delas e para fortalecer a comunidade de fé. Além disso, o trabalho de mentoria que ela realiza com mulheres por meio da internet continua a dar frutos, proporcionando orientação e apoio em momentos de necessidade. Também tivemos a alegria de servir à igreja local, onde é sempre uma honra apoiar nossos irmãos e irmãs em Cristo. Agradecemos a Deus por nos permitir participar ativamente da vida da igreja, seja nas pregações, no apoio de forma geral ou no ensino. Seguimos com gratidão e alegria, cumprindo o chamado que o Senhor colocou em nossas vidas aqui em Almería.
Pedidos de Oração:
- Agradeça a Deus pela saúde e bem-estar de nossa família, pedindo que continue nos guardando e cuidando de cada detalhe de nossas vidas.
- Louve a Deus pela oportunidade de servir à igreja local e peça para que Ele continue nos usando para apoiar nossos irmãos e irmãs em Cristo, seja nas pregações, no ensino ou em qualquer outra necessidade.
- Ore pela nossa viagem planejada em setembro para conhecer nossa netinha Myla. Esteja orando por uma boa viagem, segurança e proteção durante todo o trajeto e em especial pelo tempo que vamos ter juntos com nossos filhos, noras e netos.
- Ore para que Deus continue nos dando sabedoria e força para atuar nesse ministério de resgate de refugiados, abrindo portas para mostrar o amor de Cristo a cada refugiado que acolhemos.
- Peça a Deus que continue abençoando os relacionamentos com os refugiados subsaarianos e para que Ele continue nos dando oportunidades para compartilhar o Evangelho e tocar seus corações com o amor de Cristo.
- Ore para que a Associação africana encontre um novo local para a associação, onde possamos retomar as classes de espanhol e continuar a apoiar os refugiados, fortalecendo nossa parceria com a comunidade local.
- Ore para que Deus continue abençoando a mentoria da Tina com as mulheres pela internet, para que este ministério produza frutos e ofereça orientação e apoio a quem necessita. Ore também pelos estudos bíblicos com as mulheres para que o Senhor continue fortalecendo cada mulher da igreja local.
Peça que o Senhor continue a nos guiar e proteger em todas as nossas atividades missionárias, para que possamos cumprir fielmente o chamado que Ele colocou em nossas vidas aqui em Almería.
Agradecemos de coração por suas orações e apoio constante. Que Deus abençoe ricamente suas vidas, suas igrejas e suas famílias. Oramos para que o Senhor os proteja, fortaleça sua fé, e renove o amor por missões em seus corações.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo & Tina Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: tina.matioli@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Bradesco (237): Diamantina B Matiol
Agência 560 – Conta corrente: 36597-1