Esperança em Meio à Adversidade! Junho/24

Olá Parceiros em Missões,

“Porque, assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação.” 2 Cor 1:5

 

Como nos alegra a cada mês escrever nosso informativo para vocês que se tornaram parte integrante dessa grande obra do Senhor de alcançar os refugiados junto conosco. Mesmo que muitos não nos conheçam pessoalmente ou nunca tenham nos abraçado, saibam que, pela bondade e graça do Senhor, vocês têm sido bênçãos em nossas vidas e ministério. A cada um de vocês, nossa sincera gratidão e louvor a Deus.

Esperança em Meio à Adversidade!

Neste último mês, diante das enchentes que assolaram tantas nações, especialmente o Quênia e o Brasil, onde temos tantos amigos, somos cada vez mais desafiados a refletir sobre o papel da nossa fé em momentos de grande adversidade que estamos vivendo constantemente. Seja aqui na Espanha com os refugiados, ou com os desabrigados pelas enchentes no Quênia e em nosso país, sentimos a urgência de responder com amor e compaixão os que estão sofrendo. As Escrituras nos lembram repetidamente que as catástrofes naturais nos revelam nossa fragilidade e ressalta a importância da solidariedade em tempos de necessidade. Como discípulos de Cristo, somos chamados a seguir Seu exemplo de amor e compaixão, oferecendo conforto e assistência àqueles que enfrentam adversidades. Penso que em momentos como estes, é crucial lembrar que o Senhor está conosco, fortalecendo-nos para servir e consolar aqueles que sofrem. 2 Coríntios 1:5, Paulo nos recorda que, assim como enfrentamos dificuldades, também recebemos consolação por meio de Cristo. Ajudar os refugiados, os desabrigados, ou aqueles que precisam recomeçar suas vidas, é uma oportunidade de mostrar que Deus está conosco em todos os momentos, fortalecendo-nos para servir e consolar aqueles que sofrem e que Ele nos capacita para sermos luz e esperança. Estas situações também nos dão esperança na forma como a igreja evangélica tem respondido a essas crises. A participação ativa da igreja, tanto local quanto global, tem sido uma verdadeira bênção, oferecendo apoio prático, conforto espiritual e ajuda material às vítimas das enchentes e no trabalho de ajuda com refugiados em diferentes partes do mundo. É inspirador ver as igrejas se unindo em amor e solidariedade para enfrentar esses desafios juntos. Esta é nossa resposta como cristãos diante das catástrofes naturais: formamos um exército do Senhor que não oferece apenas ajuda material, mas também compartilha o amor e a esperança que temos em Cristo. Nossos corações se enchem de gratidão ao ver o amor de Cristo sendo demonstrado através das mãos e dos corações generosos daqueles que se levantam para ajudar. Que ninguém fique de fora dessa causa, estendendo a mão aos que tanto precisam e compartilhando a esperança que temos em Cristo. Que possamos continuar sendo agentes de transformação em meio à tragédia, levando luz onde há escuridão, esperança onde há desespero e amor onde há dor, seja aqui entre os refugiados, os desabrigados, ou aqueles que precisam de ajuda que estão perto de nós. Que a igreja de Cristo e cada um de nós possa ser fonte de esperança e restauração em meio à adversidade.

Ministério

Com a graça e a bondade do Senhor, estamos indo bem e seguimos trabalhando intensamente, pois o fluxo imigratório de refugiados continua aumentando. Tem sido uma benção estar envolvido em muitas atividades junto aos refugiados, como o resgate de barcos de refugiados e no abrigo que servimos. Apenas o acolhimento de refugiados subsaarianos que chegam das Ilhas Canárias sofreu uma mudança, pois os hotéis que estavam sendo usado para este acolhimento emergencial estão se preparando para a temporada de verão, e esses acolhimentos tiveram que ser transferidos, no dia 20 de maio, para outra cidade, cerca de 50km de onde moramos. Assim, até o final do verão não ajudaremos neste acolhimento. Sentimos muito, mas no verão aqui em Almería muitas atividades ficam suspensas e praticamente todos estão de férias. No mês de maio, tivemos a formatura de uma turma de espanhol na associação africana que ajudamos e estamos esperando ajudá-los em outras atividades, pois ali é um lugar que nos proporciona interagir com muitos refugiados de povos não alcançados na África. Uma das experiências mais marcantes deste último mês foi participar do acolhimento de sete refugiados vindos das Ilhas Canárias em um centro de acolhimento emergencial. Alguns dias depois, eles foram transferidos para o abrigo de refugiados com o qual colaboramos, algo inédito, pois geralmente são enviados para outras cidades. Assim, a diretora do abrigo nos chamou para ajudarmos esses setes refugiados, e ao conversar com eles, para minha surpresa, cada um deles é de um povo não alcançado. São três de Mali, dois de um Povo Não Alcançado Fulani Pulaar e outro Jenaama Bozo, e os outros são de Guiné Conacri do PNA Susu, Senegal do PNA Fulani Toukaleur, e Mauritânia do PNA Sonike. Todas estas etnias têm menos de 0,01% de cristãos, e me deixou muto feliz de ver como o Senhor está movendo estes povos para trazê-los a um lugar onde podem ouvir do Evangelho. Isso não significa que será fácil alcançá-los, pois temos a barreira da comunicação, que é enorme: eles não falam inglês nem francês e estão aprendendo espanhol. Também existe um sofisma muito grande que os faz não querer conhecer a verdade, mas estão em nosso meio e mais expostos ao Evangelho do que em seus países. Ficamos muito animados e na expectativa do que Deus pode fazer entre nós. Esta experiencia, nos mostra no tipo de ministério para o qual o Senhor nos preparou e da importância da missão entre os refugiados e das oportunidades que tenho como missionário de estar com cinco povos não alcançados de quatro países diferentes todas as semanas, sem sair de perto de minha casa. Deus é maravilhoso não é mesmo? A Tina segue com os estudos com as mulheres da igreja e com o mentoreamento de mulheres através da Internet. Juntos temos sido cuidados por nossa igreja parceira e seguimos servindo a igreja com muita dedicação e gratidão.

Pedidos de Oração:

  • Louve a Deus pela forma como tem cuidado de nossas vidas.
  • Louve a Deus pelo tempo que tivemos com nossa família para celebrar o primeiro aninho de nosso netinho Tiago.
  • Ore por nossos filhos, noras e netos. Ore em especial pela chegada da Myla, nossa netinha em julho.
  • Ore pelo trabalho de resgate de barcos: Que Deus nos dê força, segurança e sabedoria para continuar salvando vidas.
  • Não deixe de orar por nossa proteção, saúde e especialmente pela Tina, que segue lidando com a questão da tireoide.
  • Ore pelo acolhimento de refugiados desde os resgates de barcos até no abrigo que ajudamos. Ore para que possamos ser instrumentos de Deus, oferecendo suporte emocional e espiritual.
  • Ore pela ajuda na associação africana. Ore para que possamos continuar a ajudar os mais carentes e alcançar refugiados de povos não alcançados, levando o Evangelho a este grupo.
  • Ore pelas relações de trabalho de acolhimento. Ore para possamos manter um bom relacionamento com a equipe e outros parceiros, fortalecendo nossa colaboração para melhor servir aos refugiados e ser testemunha para todos que não tiveram uma experiencia com o Senhor.
  • Ore pelos sete refugiados de povos não alcançados que estamos ajudando. Ore para que Deus nos use com graça e poder para testemunhar de Jesus.
  • Ore pela nossa igreja parceira e nossa equipe de ministério aqui em Almería.

Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida e continue nos acompanhando nas redes sociais. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

 

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

 

Pr. Ricardo & Tina Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

matioli.missoes@gmail.com

WhatsApp: +34643470164

 

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

 

 

Para Abençoar nosso Ministério:

PIX: matioli.missoes@gmail.com 

Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  –  Conta corrente: 112034-4

Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0

 

2 comentários em “Esperança em Meio à Adversidade! Junho/24”

  1. Mariza Pissinati

    Sigo orando por vocês, pela família e pelas pessoas que vocês atendem. Deus vos dê estratégias, sabedoria, saúde, ânimo físico e emcional e muita fé e esperança! Grande abraço!

    1. Ricardo Marioli

      Uma grande benção Mariza poder contar com seu apoio e do Norman, por mais de 20 anos hehehe vocês são bençãos e como somos gratos pelas orações e apoio. Deus os abençoe muito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *