“Porque, embora esteja fisicamente longe de vocês, em espírito estou presente e me alegro em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo.” Col 2:5
É sempre muito gratificante poder compartilhar de nossas vidas e ministério através de nossos informativos mensais, isto é uma grande benção, pois podemos estar prestando contas e atualizando nossos parceiros e intercessores sobre a forma como Deus esta trabalhando em nossas vidas e ministério. Assim nossa gratidão a todos que tem separado um tempinho para ler nosso informativo e nos abençoar, que o Senhor retribua com muitas bênçãos sobre suas vidas.
Be Together Apart!
Este é um termo em inglês que nos acompanha em missões e nos últimos meses muitos estão experimentando de uma forma muito parecida da que vivemos, pois ele significa: “estar juntos, ainda que separados”. Esta expressão tem sido usado em alguns países na pandemia para ensinar que o distanciamento social não nos separa. Esta expressão carrega em si muito significado para quem esta envolvido com a obra missionária, pois ela sempre se desenvolveu com esta perspectiva, pois o trabalho missionário se realiza em um campo muitas vezes longe da igreja local e dos parceiros envolvidos. Estar juntos, ainda que separados para o Corpo de Cristo não é nenhuma contradição, pelo contrario, é um grande encorajamento, porque mesmo que estejamos separados fisicamente, nós temos muito mais o que nos une e nos faz ficar juntos. O Apóstolo Paulo escreveu sobre estar juntos a parte, quando disse para em varias momentos que estava privado momentaneamente da companhia de alguns irmãos e irmãs. Então esta expressão é muito comum para os seguem a Cristo e nós como família experimentamos isto desde que nossos filhos foram para um internado para filhos de missionários no Quênia e assim já fazem quase 20 anos que estamos juntos ainda que separados. Como família a experiência mais difícil foi estar junto de nosso filho agora em agosto e por conta da pandemia não tivemos autorização do governo para estar presentes fisicamente na cerimonia de casamento. Mas todas estas situações, não nos tirou o privilegio e a alegria de participar do que Deus esta fazendo seja em nossa família ou nas nações. O tempo que eu e Tina mais aprendemos no sentido de estar juntos ainda que separados foi nossa experiência de alguns anos com a igreja perseguida na África, talvez este foi o tempo que o Senhor nos levou a valorizar e entender que a distancia não nos separa, mas sim a indiferença, o ódio, a falta de misericórdia, o não se importar com o próximo e em especial o caminhar longe de Deus. Não sei como você lida com esta questão, mas para nós, mesmo com o fim da pandemia estar juntos ainda que separados vai continuar a desafiar nossas vidas e nossa caminhada com Deus. Para muitos o fim da pandemia vai traze-los para perto das pessoas, mas ainda assim elas continuaram distantes umas das outras. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde para que juntos possamos seguir juntos ainda que separados.
Família
Por causa da graça e do cuidado de Deus estamos todos bem, Tina e eu seguimos em quarentena por conta de nossa viagem. Por favor, continue orando por nossa proteção e saúde. O mês de agosto foi um mês muito especial para nossa família. Primeiro viajamos em agosto para estar juntos do Matheus e da Naomi no casamento deles. Nem tudo ocorreu como tínhamos planejado, pois neste tempo muitas coisas não estão em nosso controle e por conta das mudanças de voos, não conseguimos chegar a tempo de cumprir a quarentena, por isto não conseguimos autorização para participar da cerimônia do casamento de nosso filho e nossa participação foi pelo Zoom. No entanto, isto não nos tirou a gratidão a Deus, pois neste tempo de pandemia não podemos nem comparar nossa situação diante do que muitos tem passado. Embora tenhamos ficado tristes, nos alegramos e louvamos ao Senhor que nos deu a Naomi não apenas como nora mas também como filha. Não temos nada que reclamar e sempre estaremos submissos a vontade do Senhor. O mais importante é que o casamento foi simples, lindo, pequeno com apenas 12 pessoas presentes e tudo foi cheio da presença do Senhor que estava ali abençoando o Matheus, a Naomi e suprindo nossa ausência física. Depois que eles chegaram da lua de mel tivemos 8 dias para estarmos juntos e aproveitamos cada minuto, também pudemos ir visitar a igreja onde eles casaram e estar junto com a família da Naomi. Louvamos a Deus e somos gratos a todos que estiveram orando, nos acompanhando e nos apoiando para que este tempo fosse possível. Que Deus os abençoe muito e retribua todo carinho, encorajamento e investimento em nossas vidas.
O Felipe, a Moara, o Théo e o baby boy estão bem graças a Deus e também em agosto foi um mês de transição para eles, pois estiveram mudando para Carolina do Norte e agora estão começando uma nova vida ali. Estão felizes de estar em um lugar que não é tão frio e com certeza esta é uma nova fase de adaptação, estejam orando por eles. Agora como família, estamos na expectativa da chegada do nosso novo netinho para o final do ano e quem sabe Deus nos permite reunir toda família para o natal já que não foi possível agora em agosto. Assim, concluímos um sonho e já temos outros para conquistar, assim com a graça de Deus vamos seguindo como família Matioli.
Ministério
Estamos muito felizes e celebrando, pois em agosto de 2018 estivemos fazendo uma pesquisa de um mês sobre a situação dos refugiados africanos no Sul do Brasil e encontramos várias possibilidades, desde então começamos a orar, pois encontramos ali um grupo de mais de 7 mil africanos não alcançados e sem nenhuma conversão até o momento, nosso pedido a Deus foi que Ele nos permitisse participar de Sua obra em alcançar estas comunidades e que ele colocasse missionários em nossa equipe e também parceiros para que viabilizássemos um ministério para alcançar esses africanos. Deus foi maravilhoso e depois de dois anos de oração, trabalho e conversas com parceiros no Sul do Brasil, o Senhor nos permitiu enviar um casal de missionários neste mês para alcançar estes povos, mesmo com tantas limitações e no meio de uma pandemia eles chegaram no começo de setembro. A missão é do Senhor e prova disto é que nossos missionários conseguiram os recursos e nossos parceiros conseguiram arrumaram uma casa e mobiliaram ela toda para receber os missionários em poucos. Como não celebra, agradecer e louvara Deus por ter o privilégio de participar de algo tão especial que Ele esta fazendo entre os africanos no Brasil, temos ainda mais duas localidades que estamos orando para implantar o projeto com refugiados, nos ajude em oração.
Depois de chegarmos de viagem, conseguimos com ajuda de nossos parceiros os recursos para compra das cestas básicas para o grupo de refugiados que assistimos e já distribuímos. Na verdade, foi bem estranho desta vez, pois não saímos do carro e eles vinham pegar no porta mala do carro para pegar seus alimentos. Não era este nosso desejo, mas por amor e cuidado a eles, não podemos colocar as pessoas em risco. Claro que no meio desses 14 dias de quarentena temos emergências e a presença física é essencial. Assim sempre temos que socorrer alguém, foi assim que uma africana entregou sua vida para Jesus semana passada através da Tina, pois esta passando por um tempo muito difícil. Também estamos socorrendo esta semana dois refugiados que acabaram de chegar da África em nossa região, ai você nos pergunta como se esta tudo fechado? Então não há uma explicação simples, mas eles continuam se movendo e o numero de refugiados vai continuar crescendo nos próximos meses em diferentes partes do mundo inclusive no Brasil. Também seguimos com o cuidado pastoral de alguns missionários e neste tempo sem duvida nenhuma muitos precisam de apoio e ajuda emocional e é uma benção ajuda-los com nossa experiência de campo. Assim o ministério que o Senhor nos confiou segue de varias formas e seguimos contado com suas orações e apoio, pois vocês tem feito muito diferença.
Continue nos acompanhando nas redes sociais e oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.
Abraços em Cristo nossa única esperança,
Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Felipe, Moara e Théo Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva.
Para Abençoar nosso Ministério:
Bradesco SA: ag 560 – conta corrente: 112.034-4
PIX chave: matioli.africa@gmail.com