Olá Parceiros em Missões,
“Ao anoitecer, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos atravessar para o outro lado do mar”. Marcos 4:35
A cada mês, quando escrevemos nossos informativos, nosso desejo é não apenas informar sobre nossas vidas e ministério, mas também transmitir o que realmente está em nosso coração. Queremos que cada um de vocês se sintam parte do que Deus tem feito através de nossa parceria e como Ele tem respondido suas preciosas orações. Esperamos que consigam ser tocados por nossos sentimentos e escutar nosso clamor pelos perdidos. Por isso, expressamos nossa gratidão a todos vocês que se dedicam a orar, apoiar e caminhar conosco.
Atravessemos Para o Outro Lado!
Nestes dias de tantos barcos e chegadas de refugiados, tenho pensado sobre o relato em Marcos 4:35-41, onde Jesus orienta Seus discípulos a atravessar para o outro lado do mar. Esse simples pedido de Jesus desencadeou uma série de eventos que desafiaram não apenas a habilidade dos discípulos em navegar um barco, mas também sua fé e coragem diante das adversidades. Gosto de pensar em como Deus move as pessoas de uma margem para outra, de um lado para outro, com propósitos específicos. Seja para tirá-las da zona de conforto ou para trabalhar em áreas de suas vidas que seriam impossíveis se permanecessem onde estavam. Eu e Tina já experimentamos essas situações. Deixar nossa zona de conforto não foi tão complicado, mas compreender que Ele nos guiou para o outro lado, chamado África, não somente porque queria nos usar ali, mas também para trabalhar em áreas de nossas vidas onde não teríamos a presença da família, amigos, onde a cultura, língua e incertezas nos levaria a depender totalmente Dele. Creio que todos somos desafiados a enfrentar situações que nos fazem sair de nossa zona de conforto e a confiar mais em Deus. Jesus não prometeu uma vida cristã fácil, mas nos garantiu estar conosco no meio das tempestades. Quando saímos para o outro lado, somos convidados a confiar Nele e seguir em frente, mesmo quando enfrentamos desafios e obstáculos. Este caminho é difícil e muitos desistem, voltando atras e perdendo a chance de experimentar o que realmente Deus teria para suas vidas. Essa narrativa serve também para ilustrar a milhares de refugiados que arriscam suas vidas atravessando para o outro lado do Mar Mediterrâneo em busca de segurança e esperança na Europa. Somos chamados a ser as mãos amorosas de Jesus, para levar conforto, apoio e esperança para aqueles que estão em movimento entre uma margem a outra, de um lado para o outro, enfrentando as tempestades da vida. Assim como Jesus acalmou as águas com uma palavra, podemos ser instrumentos de paz e consolo para os aflitos. O Senhor está movendo pessoas de uma margem para outra, de um lado para outro, de um país para outro, porque nesta outra margem ou neste outro lugar é um novo território onde Ele pode operar transformações profundas. Para os refugiados, nesta outra margem encontram maior liberdade e recursos para conhecerem a mensagem de Jesus e serem alcançados pelo Evangelho. Portanto, vamos responder ao convite de Jesus para sair de nossa zona de conforto, atravessar para outro lado, encarar os desafios da vida e ser agentes de transformação e esperança para aqueles que estão em movimento e para todos que enfrentam dificuldades ao nosso redor.
Ministério
Com a graça e o favor do Senhor no mês de abril após o término do Ramad@, as coisas voltaram ao normal e foi um período repleto de bençãos e trabalho. No acolhimento de refugiados, enfrentamos diversos desafios. No abrigo, devido ser um acolhimento de tempo limitado, lidamos constantemente com a rotatividade de refugiados. A maioria dos refugiados que tenho acompanhado não permanecem em nossa cidade quando saem. No último mês, alguns deles nos deixaram e agora outros estão chegando. É realmente desafiador ajudá-los e estar ministrando entre os refugiados diante dessa constante movimentação, muitas vezes partem quando menos esperamos. Isso dificulta a continuidade do evangelismo, mesmo mantendo contato por telefone não substitui o contato pessoal e o distanciamento é inevitável. Por isso, temos orado e buscado em Deus sabedoria, graça e discernimento para compartilhar nossa fé e o Evangelho no momento adequado, confiando que as sementes plantadas possam gerar frutos abundantes no futuro para glória de Deus. Além disso, estamos com dificuldades de recomeçar o trabalho com os refugiados na associação africana, pois falta pessoal qualificado para dar aulas de espanhol e eles estão procurando um novo lugar para se mudarem. Pedimos suas orações para que estas questões sejam solucionadas e possamos voltar as nossas atividades. Continuamos ajudando no acolhimento de subsaharianos vindos das ilhas Canaria, o mês passado mais de 1 mil passaram por Almería e o número de chegadas nas ilhas de barcos lotados de refugiados vindos da Mauritânia, Senegal e Gambia, representam um crescimento de 490% em comparação com o ano passado. O sistema de acolhimento está extremamente saturado, e recentemente nossa equipe de resgate de refugiados aqui do porto da cidade recebeu treinamento sobre como montar um acampamento de emergência para mil pessoas, caso seja necessário montá-lo durante o verão. Estamos nos preparando para um recorde no número de chegadas por Canárias e ao longo da costa espanhola. Os impactos desta migração já começam a ser percebidos com a proliferação significativa de favelas em nossa periferia, pois grande parte do acolhimento desses refugiados é temporário e emergencial, visto que os abrigos e centro de acolhimentos estão trabalhando além de sua capacidade máxima. Dessa forma, continuamos fazendo diferença neste cenário onde temos muitas oportunidades de demonstrar o amor de Deus não apenas entre os refugiados, mas também entre outros voluntários como nós e trabalhadores que se tornam amigos queridos e que também são alvos do amor de Deus e que testemunhamos nossa fé. A Tina segue com os estudos com as mulheres da igreja, com o mentoreamento de mulheres através da Internet, e juntos continuamos também apoiando nossa igreja parceira onde temos sempre a oportunidade de pregar e servir aqueles ao nosso redor.
Pedidos de Oração:
- Louve a Deus pela forma como tem cuidado de nossas vidas.
- Louve ao Senhor conosco pelas vidas que temos podido tocar com o amor de Deus.
- Continue orando por nossos filhos, noras e netos. Ore pela chegada da Myla nossa netinha em julho.
- Ore por proteção e por nossa saúde.
- Ore para que possamos superar os desafios da rotatividade e manter uma presença constante para compartilhar o amor de Cristo entre os refugiados.
- Interceda ao Senhor para que tenhamos sabedoria, graça e discernimento ao compartilhar a fé e o Evangelho entre os refugiados, mesmo diante das constantes mudanças.
- Ore pelo acolhimento de refugiados diante da possibilidade de enfrentar um recorde no número de chegadas de barcos neste verão.
- Interceda para que a igreja evangélica de Almería possa se envolver em soluções sustentáveis para a e integração dos refugiados que estão vivendo nestas favelas e seja um farol de esperança e amor em meio a essa realidade desafiadora.
- Ore pelo ministério da Tina com os aconselhamentos, mentorias com mulheres e pelo grupo de estudos bíblicos das mulheres da igreja.
- Ore pela nossa igreja parceira e nossa equipe de ministério aqui em Almería.
Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida e continue nos acompanhando nas redes sociais. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo & Tina Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: matioli.missoes@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol
Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0