Olá Parceiros em Missões,
“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido.”*Lucas 19:10
Neste último informativo do ano, queremos expressar nossa profunda gratidão a Deus e aos parceiros que caminham conosco nesta jornada missionária. É um privilégio imenso servir entre os refugiados, testemunhando o agir de Deus em cada vida. Agradecemos a todos que, por meio de orações, encorajamento e apoio, têm nos sustentado ao longo desses anos. Suas orações são fundamentais para nos mantermos firmes em meio aos desafios. Que o Senhor continue abençoando ricamente suas vidas, e que juntos possamos avançar na missão de levar esperança aos que mais precisam.
Quando o Resgate Falha!
Alguns dias atrás, tivemos uma experiência difícil que nos fez refletir sobre as limitações de nossos esforços e a soberania de Deus. Um refugiado sírio, que chamaremos de @hmed, que, junto com seu irmão e um amigo, atravessou diversos países em busca de um lugar seguro para recomeçar. Depois de meses de jornada, chegaram à Argélia, onde se juntaram a outros cinco argelinos e tentaram cruzar o mar até a Espanha. No entanto, sem experiência em navegação e com um barco pequeno, se perderam por três dias no mar, @hmed e os outros finalmente avistaram um ferry. Decidiram se aproximar para pedir ajuda, mas a operação de resgate acabou em tragédia, pois conseguiram resgatar seis pessoas, mas @hmed e seu irmão caíram na água. Seu irmão foi salvo e levado ao hospital com hipotermia, mas @hmed desapareceu no mar. Participar dessa operação foi muito tenso, e todos sentimos profundamente a perda de @hmed. Essa situação é um lembrete de que, por mais que façamos tudo que está ao nosso alcance, o resgate nem sempre termina como desejamos. Essa experiência também me levou a refletir sobre o trabalho de evangelização. Assim como no resgate físico, nosso chamado para resgatar almas nem sempre resulta em todos sendo salvos. Tentamos trazer esperança e verdade, mas muitos acabam sendo levados por “correntes” que os afastam do Evangelho. Essas “correntes” podem ser o medo, a influência de amigos ou a pressão da cultura. Durante o processo, enquanto estendemos a mão, alguns se escolhem outro caminho, afastando-os de Deus. Nem todos respondem positivamente, e isso pode ser desanimador para nós. Jesus nos ensina em Lucas 19:10 que Ele veio buscar e salvar os perdidos. Essa é a missão dEle, e Ele nos chama para compartilhar dela. No entanto, Jesus também nos alertou que nem todos ouviriam e aceitariam a mensagem. Essa realidade é desafiadora, mas não deve nos desanimar. Pelo contrário, ela deve nos motivar a continuar firmes, com compaixão e perseverança, confiando que Deus está no controle e que Ele sabe o destino de cada um. A pergunta que fica para nós é: estamos dispostos a seguir na missão de resgate, mesmo sabendo que alguns vão se perder? Sabemos que, assim como @hmed, alguns podem não chegar ao destino por mais perto que estejam de serem salvos e terem suas vidas transformadas, e isso pode ser doloroso. Mesmo assim, somos chamados a estender a mão, a continuar tentando, sabendo que o resultado final está nas mãos de Deus. O caminho do resgate não é fácil e exige de nós uma fé inabalável, a coragem de suportar as perdas e a confiança de que estamos obedecendo ao chamado de Deus. Que nossa fé seja fortalecida para enfrentar as “ondas” que surgem e seguir resgatando aqueles ao nosso redor. E você? Está disposto a estender a mão, sabendo que nem todos aceitarão? Está pronto para enfrentar as dificuldades, confiando que Deus conhece o coração de cada pessoa e nos chama a fazer nossa parte?
Ministério
Este ano tem sido cheio de bênçãos no ministério, e somos gratos ao Senhor por participar desta grande obra entre refugiados e por sermos usados por Ele em diferentes áreas. Ao olhar para trás, reconhecemos o agir de Deus em cada momento, especialmente no trabalho com refugiados. Em 2024, participamos da operação de resgate de 48 barcos, salvando cerca de 820 refugiados. Essas operações são sempre desafiadoras, mas cada vida resgatada nos lembra do propósito maior de levar esperança e salvação àqueles que enfrentam situações tão difíceis. Além disso, o total de refugiados resgatados por todas as equipes da nossa região chegou a 4.500 até o início de novembro e seguimos recebendo barcos e refugiados. Outra frente importante deste ano foi o trabalho voluntário no hotel onde recebemos refugiados subsaarianos. Passamos o mês de verão sem autuar nesta área, mas atualmente, há 340 refugiados de diferentes países africanos hospedados temporariamente, onde ajudamos e todos eles aguardam encaminhamentos para o processo de acolhimento em abrigos ou algum outro lugar para irem. Neste ano, nossa cidade acolheu aproximadamente 2.500 refugiados subsaarianos, que foram transladados das Ilhas Canárias aonde chegaram de barcos vindos do oeste da África em busca de um futuro melhor. Essas atividades tornou o trabalho com refugiados ainda mais intenso em comparação aos anos anteriores, desafiando-nos a depender ainda mais da graça e da força do Senhor. Além disso, seguimos colaborando com a associação africana, que tem sido uma parceira essencial nesse ministério. A Tina também continua firme em seu trabalho com as mulheres da igreja, conduzindo estudos bíblicos que têm sido uma bênção para tantas vidas. Ela também mantém as mentorias com mulheres por meio da internet, alcançando pessoas que precisam de apoio e encorajamento, mesmo à distância. Olhando para tudo o que Deus fez este ano, somos gratos por todo trabalho realizado e por todos que nos apoiam e caminham conosco. O Senhor tem nos sustentado e nos dado a oportunidade de sermos Suas mãos e pés entre os refugiados e a comunidade local. Seguimos confiantes de que grandes coisas o Senhor ainda realizará através deste ministério.
Pedidos de Oração:
- Louve a Deus pela forma como Ele tem nos usado e por todo apoio e orações de nossos parceiros em missões.
- Continue orando por proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos. Eles estão entrando no inverno e as condições climáticas são um grande desafio para a saúde das crianças.
- Ore por nossas vidas, em especial por saúde e proteção.
- Ore pelas operações de resgate de refugiados, para que mais vidas sejam salvas e pela segurança das equipes envolvidas.
- Interceda por aqueles que perderam seus entes queridos no mar, como a família do refugiado sírio @hmed, para que encontrem paz e esperança em Deus.
- Ore para que o Senhor nos dê forças para perseverar na missão, mesmo diante das perdas e desafios.
- Ore pelo trabalho voluntário no hotel onde acolhemos refugiados de diferentes países africanos, para que possamos demonstrar o amor de Cristo.
- Interceda pelo trabalho da Tina com as mulheres de nossa igreja parceira, para que o Espírito Santo toque cada coração através dos estudos e mentorias.
- Ore para que Deus nos dê sabedoria em cada decisão ministerial e direção em como melhor servir aos refugiados.
- Clame para que mais refugiados sejam alcançados pela mensagem de salvação e transformados pela graça de Deus.
Encerramos este informativo agradecendo por suas orações e apoio contínuo. Que o Senhor abençoe ricamente sua vida, sua família, sua empresa e sua igreja. Oramos para que Deus os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por missões. Continue nos acompanhando nas redes sociais e unindo-se a nós nesta jornada missionária. Que a paz e a proteção do Senhor estejam sempre com você, renovando suas forças para seguir em Sua obra.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo & Tina Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: tina.matioli@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Bradesco (237): Diamantina B Matiol
Agência 560 – Conta corrente: 36597-1
Deus abençoe suas vidas Pastor e Tina ,que Deus os fortaleça e os use cada dia mais para a glória do seu nome.
Obrigado por suas palavras carinhosas, por seu apoio e amizade! Que Deus siga abençoando sua vida!
Só posso louvar a Deus por suas vidas, seus corações entregues ao Senhor e disposição inabalável de servir a Cristo , pelas Nações , demonstrando o Amor de Deus para Salvar as almas . Amamos vcs e continuaremos juntos até o FIM!
Agradecemos Debora todo seu apoio e amizade. Suas palavras nos encoraja muito a seguir cumprindo os propósitos de Deus! Amamos vocês também! Um grande abraço a todos!