Olá Parceiros em Missões,
“Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram.” Mateus 25:35
Que alegria e gratidão a Deus poder compartilhar mais uma vez de nossas vidas e ministério. Agradecemos aos parceiros, amigos e intercessores que tornam tudo isso possível. Juntos, estamos tocando vidas e compartilhando esperança. Cada oportunidade e cada coração aberto para o Evangelho é fruto dessa cooperação. Servir aos refugiados e a igreja aqui é um testemunho vivo da fidelidade de Deus, e agradecemos por caminharem conosco. Compartilhar a mensagem de Cristo é nossa paixão, e com sua parceria e a graça de Deus, continuaremos fazendo a diferença. Que Deus os abençoe abundantemente a cada dia.
Deus Nos Usa em Meio à Dor!
O trabalho missionário transcultural nos leva a lugares distantes e nos imerge em realidades desafiadoras. Passamos por muitos lugares na África, estamos agora no sul da Espanha e aprendemos que, não importa onde estejamos, servir entre refugiados é ser chamado a testemunhar histórias de dor, ver marcas físicas e traumas muito difíceis, claro que alguns lugares a intensidade é maior que outros. Confesso que quando chegamos na Espanha, não imaginávamos que lidaríamos com tanto sofrimento. No entanto, é nesse contexto de sofrimento que Deus nos escolheu para sermos instrumentos de Sua graça e amor. Nosso chamado nos coloca diante da realidade de milhões de refugiados que fugiram de conflitos, perseguições e adversidades. Somos convocados a seguir o exemplo de Cristo, que mostrou compaixão pelos vulneráveis e marginalizados. Mateus 25:35-36 nos lembra que, ao servir os necessitados, servimos a Jesus. Testemunhamos a coragem daqueles que fugiram de situações devastadoras em busca de segurança e ouvimos suas histórias de luta, perda e a esperança de poder recomeçar. À medida que conhecemos mais de perto alguns, muitas vezes vemos as marcas físicas e emocionais de seu sofrimento. Cicatrizes de ferimentos, traumas e histórias de perdas inimagináveis são comuns. No entanto, também somos testemunhas da capacidade do amor de Deus de curar e restaurar, mesmo nas situações mais desafiadoras. A cada dia pedimos que o Senhor nos ajude a ter empatia e compreensão para lidar eficazmente com o sofrimento dos nossos amigos refugiados. Na prática, ao se oferecer a ouvir de forma atento e compassiva, nos tornamos canais do amor de Deus em meio à dor. O processo para que um refugiado encontre cura e se estabeleça é um caminho longo e difícil, mas estamos oferecendo uma transformação que só o amor de Jesus pode trazer. Viver este ministério nos faz ver quão pequenos e limitados que somos, mas ao mesmo tempo é um privilégio sermos instrumentos da graça de Deus, mostrando compaixão e amor em meio à adversidade. Glorificamos ao Senhor e cumprimos o Seu chamado para servir os vulneráveis em nome de Jesus. Para continuar sendo testemunha da graça redentora de Deus onde estamos, precisamos continuar contando com o apoio, das preciosas orações e ajuda de nossos parceiros e amigos.
Família e Ministério
O mês de setembro foi uma bênção, primeiro porque com o favor do Senhor estivemos os 11 primeiros dias do mês desfrutando de nossos dois filhos, noras e três netinhos. Foi um tempo muito abençoado, pudemos celebrar a vida em família, se divertir, conversar muito e renovar nossas energias, foi precioso estarmos juntos e ao mesmo tempo passou muito rápido. Agora aguardamos com muita expectativa o próximo encontro, quando Deus permitir. Estarmos juntos foi mais uma confirmação do Senhor de que estamos em um lugar estratégico para ministério e a família, pois uma das direções de estarmos aqui era poder estar mais “próximos” deles, e Deus tem possibilitado isto com Sua graça. Após a partida da família, voltamos ao ministério e o restante do mês foi bem intenso. No ministério de resgate de refugiados, o número de chegada de barcos continua crescendo e parece não ter fim. Com isto, todos que estão envolvidos no trabalho de resgate tem que fazer um esforço maior e dedicar mais tempo para ajudar na chegada de refugiados que são trazidos ao porto. Isso resultou em mais idas e vindas ao porto do que nos meses anteriores. Além disso, o crescente número de refugiados traz um efeito em todas as áreas, até mesmo o abrigo que ajudamos está operando acima de sua capacidade normal devido a demanda. Assim, vocês têm uma ideia de como vamos caminhando, e embora as coisas sejam corridas não descuidamos de estar ali para servir e ser instrumento da graça e do amor de Deus para estes refugiados. Não podemos perder nosso foco e nem mesmo o tempo de compartilhar nossa fé, pois muitos que ajudamos estão ali de passagem e não ficam muito tempo conosco. Louvamos ao Senhor que no meio de todo este trabalho Ele vai criando oportunidades de poder testemunhar de nossa fé e fazer amigos.
Diante desse cenário e a demanda para estar presente em diferentes lugares várias vezes por semana, aumentou nossas despesas consideravelmente nos últimos meses. Por essa razão, solicitamos ajuda para alguns parceiros para adquirir uma scooter 125cc, o que vai nos proporcionar um pouco mais de economia e facilitara a locomoção, especialmente em ruas estreitas e com o desafio de encontrar estacionamento que é um grande problema.
A Tina segue com os estudos bíblicos com mulheres, promovendo mentoria online, e com o grupo de mulheres da igreja que se reuni aqui perto de casa e que tem crescido abençoando estas mulheres. Também continuamos apoiando nossa igreja parceira, sempre tendo a oportunidade de pregar e compartilhar nossas experiências pastorais e missionárias. É um grande privilégio estarmos juntos com a igreja local.
Pedidos de Oração:
- Louve a Deus pelo tempo que passamos com nossos filhos, noras e netos e pelas memórias que construímos nestes dias com a bênção do Senhor.
- Louve a Deus também por cada parceiro e intercessor que tem caminhado conosco, pois cada um tem sido usado por Deus para tornar este projeto missionário possível.
- Continue orando pela vida de nossos filhos, noras e netos, que estão crescendo rapidamente.
- Ore em especial por mim e Tina, por nossa saúde, proteção e o sustento financeiro.
- Ore pelo trabalho de resgate de barcos de refugiados e pelo abrigo, que está crescendo devido ao aumento na chegada de refugiados. Ore para que possamos ser instrumentos da graça e amor de Deus e continuarmos sendo usados por Ele no meio do sofrimento dos refugiados.
- Ore pelo trabalho na Associação Africana que apoiamos, que frequentemente carece de voluntários capacitados
- Continue orando pelo ministério de aconselhamento da Tina e pelos estudos bíblicos que ela ministra as quartas-feiras para as mulheres.
- Não deixe de orar pela nossa equipe de ministério e pela nossa igreja parceira, que tem nos abençoado muito. Temos a oportunidade de ministrar a Palavra de Deus aos domingos e colaborar com a igreja em outras áreas.
Continuamos a confiar em Deus e em Sua providência para guiar nossos passos aqui na Espanha. Sabemos que não estamos sozinhos e que muitos estão segurando a corda. Agradecemos a todos os nossos parceiros pelas orações, apoio e por fazerem parte desta jornada conosco. Que Deus continue a nos guiar e abençoar na missão que Ele nos confiou.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo, Tina, Felipe, Moara, Théo & Lucas, Matheus, Naomi e Tiago Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: matioli.missoes@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol
Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0
Boa tarde !!
Deus continue abençoando, fortalecendo,guardando vocês nessa caminhada missionária,em Nome de Jesus!!
Todo meu respeito e admiração por essa obra que Senhor colocou na vida de vocês !!
Obrigado Sueli por todo seu apoio e por nos acompanhar já ha tantos anos com tanto carinho. Que o Senhor esteja abençoando muito sua vida.
Pai amado,
estamos gratos e alegres por Teu cuidado. Gratos porque Teu amor é visível e palpável na vida dos Teus servos e família.
Usa de misericórdia e graça sem medidas Senhor e toca as vidas de muitos Pai, refugiados e não refugiados, através da vida destes servos que chamaste e com tanto amor atenderam.
Graças ao Teu Nome amado Jesus!
Em Teu Nome oramos. Amém!
Amém e amém Rosangela. Que grande bênção poder contar com suas orações e seu apoio. Obrigado Rosangela por ser tão usada por Deus para nos abençoar.
Gratidão pelo que Deus tem efetuado nessa família abençoada… Deus continue fortalecendo-os imensamente em seus projetos, que sejam sempre projetos do Reino de Deus… grande abraço!
Obrigado Sidney por todo apoio e cuidado. É uma grande benção poder contar com você. Um grande abraço em Cristo!