Coisas Simples! Julho/22

Olá Parceiros em Missões,  

“Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.” Mat 11:25

Ao escrever o informativo desse mês, temos tanto em compartilhar e agradecer que fica difícil de escrever tudo que queremos, mas o mais importante é que somos tão gratos pela forma como Deus tem usado cada um de nossos parceiros em missões, de como o Senhor tem respondido as preciosas orações de cada um de nossos intercessores e da forma surpreendente como muitos tem cuidado de nossas vidas. Como podemos agradecer e honrar a todos que nos ofertam e oram senão orando para que o Senhor retribua cada um conforme sua bondade e graça.

Coisas Simples!

Sempre encontramos alguns irmãos e irmãs em Cristo que querem fazer algo para o Senhor, mas sempre encontram desculpas de não se sentirem dignos ou preparados o suficiente. No entanto, o melhor momento para fazer algo para Deus é agora e não espere fazer algo grande, pois para fazer coisas simples não precisa se sentir digno ou preparado e são através delas que o Senhor manifesta sua presença e graça. No mês passado tivemos uma linda experiência na classe de espanhol que estamos ajudando em uma associação africana. Uma refugiada do Mali recém-chegada escreveu seu nome pela primeira vez em toda sua vida. Ela está aprendendo a escrever e foi desenhando as letras de seu nome e quando terminou ela não se cabia de tanta alegria e orgulho por ter escrito seu nome no quadro-negro. Ela ficou por algum tempo olhando seu nome e sorrindo. Eu fiquei pensando como será sua expressão quando ela tiver a chance de conhecer Jesus e a mensagem da cruz, mas também de como algo simples, pode tocar a vida de alguém. Esta é uma classe para mulheres com poucas alunas do Mali, Mauritânia, Nigeria e Senegal e nenhum de nós somos professores ou tivemos preparo para ensinar. Elas estão vindo porque querem aprender e não tem apoio do governo e de ninguém, pois suas situações são complexas e encontraram pessoas dispostas a ajudar. Sim algo simples, feito com muito carinho, com zelo e excelência que está trazendo uma grande diferença para estas mulheres que nunca tiveram esta oportunidade em seu país. Nosso maior problema é que queremos fazer apenas coisas grandes, complicadas e que terão grandes impactos e esquecemos que a vida vai se tecendo mesmo com coisas simples, momentos sem glamour, com poucos recursos, sem toda habilidade, mas com zelo, excelência e o coração transbordando do amor de Deus. A imagem da “Dia…” está sempre em minha mente e tenho pedido a Deus que possamos fazer muitas coisas simples que possam trazer transformação e salvação na vida de muitas pessoas que estão ao nosso redor. Deus age na simplicidade que tanto ignoramos e se revela nas coisas pequenas que não valorizamos. Deus usa uma refugiada do Mali que nem ainda O conhece para me desafiar a olhar o mundo com Seus olhos e ver que em tempos de tantas dificuldades, incertezas e fragilidades, podemos fazer diferença na vida de muitas pessoas fazendo coisas simples. Também o mais extraordinário é que Deus vai juntando todas as coisas simples que estamos fazendo e as tornam em coisas grandes e complicadas que não nos percebemos que foi construída pela graça e misericórdia de Deus. Que possamos estar mais atentos as oportunidades que Deus nos oferece para fazer coisas simples e realizar isto cheios de amor, zelo e excelência que é capaz de tocar vidas. “Deus é amor” e o amor é simples.

Ministério

Com a graça de Deus estamos indo bem e a cada dia o Senhor está nos surpreendendo com novas experiências, oportunidades de servir e pregar o Evangelho entre os refugiados e imigrantes. Neste mês com mais mobilidade, pudemos estar mais perto da comunidade africana em diferentes lugares e está sendo uma grande benção. Ainda estamos em uma fase em que estamos conquistando o que Deus tem preparado para nós e esta fase é muito importante. Assim, no mês passado nos voluntariamos para duas organizações que ajudam refugiados. A primeira foi com uma ONG chamada Diaconia, que é um braço da Federação das Igrejas Evangélicas da Espanha para servir entre os mais vulneráveis que no mês passado abriram um escritório para 

ajudar no trabalho com refugiados em nossa região. Somos voluntários para transportar refugiados, acompanhar os que tem recebido assistência da ONG e visitar os refugiados onde estão morando, esta é uma grande oportunidade para desenvolver amizade e ter acesso a comunidade africana. Outra é uma associação africana onde temos tido oportunidade de ajudar nas aulas de espanhol, na distribuição de alimentos e ajudar em algumas necessidades pontuais, tem sido muito bom, pois temos tido a chance de conhecer muitos africanos muçulmanos que dificilmente ouviriam do Evangelho em seu país e louvamos a Deus pelas portas que Ele tem aberto. No entanto, conforme nos aproximamos mais da comunidade de refugiados e imigrantes, percebemos que eles nos olham com muita desconfiança, pois pelo fato de serem muito explorados, nos identificam como mais um.  É fácil entender isso quando ouvimos suas histórias e como é difícil para eles viverem a discriminação e rejeição diariamente, é mesmo uma fase de conquistar a confiança e mostrar que não queremos nada em troca e isto leva tempo, requer muita oração e persistência e já passamos por isso quando começamos o trabalho entre refugiados na África e no Brasil. No entanto, o fato de a associação estar nos dando o aval para ajuda-los nos ajudam muito e é uma bênção muito grande que o Senhor nos deu.

Seguimos com as demais atividades, cuidado de missionários que tem sido uma benção ajudar nossos companheiros em missões. A Tina segue com os aconselhamentos e mentoreamento de mulheres através da Internet. Também seguimos fundamentando os contatos com os pastores espanhóis e estabelecendo uma rede entre pessoas interessadas no trabalho com refugiados e imigrantes. Temos também tido contato com alguns missionários que já estão aqui em nossa região a longo tempo e como é bom aprender com eles, ser aconselhados, caminhar juntos com estes homens e mulheres de Deus que tem dedicado suas vidas servindo ao Senhor aqui no sul da Espanha.

Pedidos de Oração:

  • Por favor continue orando pelo visto de residência da Tina que faz mais de 70 dias em análise e já faz nove meses que não temos todos nossos documentos de nossa permanecia resolvidos.
  • Ore por nossa saúde e nosso sustendo.
  • Ore por nossos filhos, noras e netos, ore pela saúde e proteção.
  • Ore pelas igrejas parceiras que temos aqui em Almería.
  • Ore pelos dois lugares que estamos trabalhando como voluntários entre os refugiados. Ore para que possamos ser luz para estes refugiados muçulmanos e por oportunidades de testemunhar de Jesus.
  • Ore pelo cuidado pastoral de missionário que continuamos fazendo em diferentes países e pelos aconselhamentos, mentoreamentos e estudos bíblicos que a Tina está ministrando online.
  • Ore pela nossa equipe de ministério aqui em Almería, pelos companheiros em missões de outras organizações que tem nos apoiado, aconselhado e nos acolhido.  
  • Ore pelos refugiados que por causa da perseguição, violência, dificuldades econômicas e desespero saem para outros países em busca de sobrevivência. Para eles a migração é uma decisão de vida ou morte e muitos morrem nos mares, nas fronteiras ou em caminhões.

Somos gratos a Deus por todas as novas experiencias que temos tido e seguimos orando para que o Senhor esteja abençoando muito suas vidas, retribuindo com muitas bençãos. Se você tiver possibilidades nos acompanhe nas redes sociais que publicamos mais atualizações. Deus seja com vocês, os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

Pr. Ricardo, Tina, Matheus, Naomi, Felipe, Moara, Théo & Lucas Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

matioli.missoes@gmail.com

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

Para Abençoar nosso Ministério:


PIX: matioli.missoes@gmail.com 

Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  –  Conta corrente: 112034-4

Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *