Alegria em Meio aos Desafios! – Nov/23

Olá Parceiros em Missões,

 

“Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” Salmos 118:24

 

Com muita gratidão ao Senhor, escrevemos mais uma vez o nosso informativo para compartilhar as notícias do que está acontecendo onde estamos e como Deus está fazendo algo incrível entre os refugiados e a igreja local. Graças ao apoio constante de todos vocês e às preciosas orações, continuamos firmes nos propósitos do Senhor e queremos expressar nossa gratidão a todos vocês que tornam possível seguir servindo entre os refugiados e a igreja espanhola.

Alegria em Meio aos Desafios!

Alguns dias atras, meu coração estava cheio de expectativas ao sair de casa para a nossa igreja. Eu estava indo preparado para fazer a abertura do culto com o verso que nos diz para nos alegrarmos e regozijarmos no dia que o Senhor fez. Mal sabia eu que o Senhor tinha uma lição importante preparada para mim naquele domingo. Ao chegar onde nosso carro estava estacionado, nos deparamos com uma cena desanimadora, o carro estava riscado dos dois lados. Um ato de vandalismo que não sabemos se foi intencional, havia transformado minha alegria inicial em decepção. Mas, ao observar os riscos e refletir sobre a situação, lembrei-me deste verso que planejava compartilhar com a igreja e da experiência desafiadora que enfrentamos todos os dias ao servir os refugiados. Como servo de Deus, meu coração está voltado para aqueles que desesperadamente precisam de um encontro com Deus, e pensei que aquele que fez isto era tão carente da misericórdia do Senhor quanto eu. Percebi que esse ato de vandalismo não poderia ser capaz de me desanimar e me lembrei de que Deus estava presente em todas essas situações. Ele está presente nos momentos de alegria quando estamos servindo na igreja parceira, ou quando ajudamos os refugiados. Ele está presente também nos momentos de tristeza quando escutamos as histórias de perda e dor. Este verso bíblico não diz que deveríamos nos alegrar apenas nos dias de sol e bonança, mas em TODOS os dias que o Senhor fez. Isso inclui os dias de desafio, tristeza e adversidade que experimentamos. Lembrei de que a alegria cristã não é condicional, mas é uma escolha que fazemos independentemente das circunstâncias. Decidi, então, não deixar que o vandalismo roubasse minha alegria. Optei por acreditar que Deus estava no controle e que Ele usaria até mesmo este incidente para o nosso bem. Na igreja, compartilhei minha experiência destacando a importância de encontrar alegria em meio às dificuldades, pois este era um dia que fez o Senhor. Nossas experiencias mostram que Deus pode transformar as experiências mais difíceis em oportunidades de crescimento espiritual e em oportunidades para servir melhor aos outros. Encontrei alegria, porque a alegria em Cristo não depende das circunstâncias, mas da nossa fé Nele. Que possamos lembrar, em todos os dias que o Senhor faz, que Sua alegria está disponível para nós, independentemente das situações que enfrentamos, e que podemos compartilhar essa alegria com aqueles que estão ao nosso redor. Alegremo-nos e regozijemo-nos Nele, confiando que Ele está no controle de tudo.

Ministério

Seguimos firmes em nosso compromisso de trazer ajuda, esperança e dignidade a aqueles que foram forçados a deixar seu país e suas casas. Durante o mês de outubro, dedicamos bastante tempo e esforço no trabalho de resgate de refugiados. O número de refugiados continua crescendo significativamente, e neste mês tivemos uma mudança expressiva na forma como acolhemos refugiados. Devido ao grande número de chegadas, os abrigos estão superlotados e não há mais espaço para acolher os que estão chegando. Assim, agora continuamos fazendo os resgates de barcos que chegam por mar aqui em Almería e recebendo novos refugiados que chegam transferidos das Ilhas Canarias. Apenas no mês de outubro chegaram mais de 13 mil refugiados a maioria deles chegaram na Ilha de Ferro, uma das Ilhas Canárias. Este aumento significativo de refugiados nos coloca em uma nova crise migratória aqui na Espanha, e o governo está transferindo cerca de 7.000 desses refugiados das Canárias para o continente. Com isto, nossa cidade já recebeu 700 refugiados, e mais continuarão chegando. Eles estão sendo temporariamente colocados em hotéis que estavam fechados, e nossa equipe de resgate e socorro foi designada para ajudar neste esforço humanitário de receber e prestar atendimento a todos esses refugiados. Estamos participando nesta operação de emergência, mas o triste é que todos esses refugiados que estão chegando passam pelo atendimento de assistência básica, e depois de alguns dias são liberados diretamente para as ruas, sem passar por mais nenhum processo adicional de acolhimento.

Como mencionamos, o abrigo temporário que estamos ajudando já está muito acima da capacidade normal, o que tem gerado muitos problemas de relacionamentos, especialmente entre pessoas de diferentes culturas e com muitas barreiras linguísticas. Portanto, toda esta situação exige mais trabalho de todos os envolvidos no acolhimento e gera muito estresse tanto para os refugiados quanto para os trabalhadores e voluntários. Deus tem sido gracioso comigo, pois os refugiados que estou ajudando são muito colaborativos, e acompanhar eles têm sido uma bênção. Temos podido conversar muito sobre os desafios que enfrentam em seus relacionamentos, a necessidade de fazer mudanças significativas em nossas vidas e como os princípios e ensinamentos de Deus nos ajudam a superar estas adversidades.  Nossa parceria com a Associação Africana local também tem sido um grande desafio, uma vez que estamos com número bastante reduzido de estudantes, mas seguimos oferecendo apoio e fortalecendo os laços com a comunidade africana local. Seguimos com o cuidado pastoral de alguns missionários através da internet, e ajudá-los com nossa experiência é uma grande alegria. Louvamos a Deus por esta oportunidade, pois são os missionários que nos procuram, e nos sentimos honrados com a confiança de cada um deles. Além disso, continuamos apoiando a igreja local. O grupo de estudo bíblico com as mulheres que a Tina lidera está crescendo e tem sido uma bênção. Também surgiu a oportunidade de realizarmos um treinamento em uma igreja espanhola, sobre como alcançar refugiados.  Estaremos lá dos dias 3 a 5 de novembro servindo essa igreja, se Deus assim permitir. Além do treinamento, eu ministrarei em uma reunião de homens, e junto com a Tina pregaremos no domingo. Por favor, estejam orando, pois este será o nosso primeiro treinamento em uma igreja aqui na Espanha e o primeiro em espanhol. Precisamos muito de sabedoria e graça do Senhor para sermos usados nestes dias.

Pedidos de Oração:

  • Louve ao Senhor pela compra da Scooter, que tem nos ajudado muito na mobilidade e no ministério.
  • Agradeça a Deus pela vida da Tina e por mais ano de vida, bem como pelas muitas mensagens de carinho e apoio que ela recebeu no mês passado.
  • Continue orando pela proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos.
  • Ore por nossas vidas, por nossa saúde e proteção.
  • Siga orando pelo cuidado pastoral de missionário que tem abençoado missionários em diferentes países.
  • Ore pelo consolo de nosso amigo ‘Hus’ e família, pois seu filho ‘Muh’ que estava fazendo tratamento de câncer, faleceu. Sentimos muito, pois era um menino muito amável e que tivemos o privilégio de servir.
  • Ore para que Deus nos use nas atividades no abrigo de refugiados, nos resgates de barcos de refugiados, e ore em especialmente ore pela ajuda no esforço humanitário dos refugiados que estão vindo de Canárias.
  • Ore também pelo apoio e fortalecendo dos laços com a comunidade africana através da Associação Africana.
  • Ore pelo treinamento que faremos sobre como alcançar refugiados e por nossas ministrações no início deste mês.
  • Ore pelo estudo bíblico de mulheres que a Tina lidera, pelos aconselhamentos e mentoreamentos que segue fazedor através da internet.
  • Ore pela nossa igreja parceira e nossa equipe de ministério aqui em Almería.

Esperamos que, ao terminar de ler este informativo, você tenha sido inspirado e encorajado a continuar conosco nesta caminhada missionária, onde possamos fazer diferença na vida dos refugiados, oferecendo ajuda, amor e a verdadeira esperança que está em Cristo Jesus. Oramos para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.

Em Cristo Jesus nossa única esperança.

 

Pr. Ricardo, Tina, Felipe, Moara, Théo & Lucas, Matheus, Naomi e Tiago Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!

matioli.missoes@gmail.com

WhatsApp: +34643470164

 

OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!

 

 

Para Abençoar nosso Ministério:

PIX: matioli.missoes@gmail.com 

Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli

Agência 560  –  Conta corrente: 112034-4

Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol

Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0

 

8 comentários em “Alegria em Meio aos Desafios! – Nov/23”

    1. Somos tão gratos a Deus pela amizade e cuidado de vocês Éden. Amamos vocês e oramos para que Deus os surpreenda com sua graça e poder.

    1. Obrigado Tarline pelo apoio de sempre e por nos abençoar tanto com suas palavras de encorajamento. Deus abençoe você e toda família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *