Olá Parceiros em Missões,
“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Provérbios 19:2
É com muita gratidão a Deus que escrevemos este informativo, queremos expressar nossa sincera apreciação pelo apoio e cuidado dedicados de cada um de vocês. Louvamos a Deus por suas vidas e reconhecemos como Ele tem nos abençoado através de suas vidas e o papel crucial que desempenham no cumprimento de nosso chamado. Vocês são uma bênção em nossa jornada, e somos imensamente gratos por sua presença constante e toda sua generosidade.
E se Você Soubesse?
Vivemos dias em que encontramos pessoas a todo momento cujas histórias desconhecemos, seja no contexto de trabalho, escola, nas ruas, vizinhos e até mesmo em nossa igreja. Raramente nos detemos para considerar as batalhas que enfrentam ou as dores que carregam. O trabalho com refugiados nos coloca em questionamentos diários, sempre nos perguntam por que acolhemos refugiados e se isto é certo. Minha resposta é: Pense em algum refugiado que você conhece ou que você viu pela rua. E se você soubesse que essa pessoa foi forçada a deixar sua casa por conta de uma guerra, que perdeu tudo o que tinha e que desde então luta para sobreviver e recomeçar sua vida em algum lugar onde possa encontrar segurança e dignidade? Sua perspectiva em relação a ela poderia mudar? Se você soubesse que o refugiado que estou ajudando é um norte-africano de 36 anos, que tem um filho de 8 anos com câncer e que sua única esperança para salvar a vida dele foi embarcar em um barco, arriscando suas vidas para vir até aqui em busca de tratamento que não estava disponível em seu país. Que por conta disso, ele deixou para trás sua esposa e outros dois filhinhos. Essa informação poderia mudar seus pensamentos em relação a ele? Creio que se pudéssemos realmente conhecer o que as pessoas estão passando, compreender suas lutas, seus medos e suas perdas, certamente teríamos uma perspectiva diferente de cada uma delas. Nossos corações seriam tocados pela empatia e pela misericórdia do Senhor Jesus. Olho para meus amigos refugiados, para as pessoas que encontro no dia a dia e fico pensando por que elas me tratam de determinada maneira. Será que, mesmo sorridentes, enfrentam uma batalha contra a depressão? Será que carregam o fardo da solidão em seus corações? Fico pensando que se tivéssemos conhecimento das lutas silenciosas e das feridas ocultas de todos aqueles com quem temos contato, nossa compaixão seria despertada e o amor do Senhor seria derramado abundantemente sobre nossas vidas. Sei que todos nós temos histórias complexas e experiências que moldam quem somos. Nunca fui tão desafiado a olhar além das aparências superficiais e buscar conhecer melhor aqueles que estão ao nosso redor, pois somente assim posso estender a mão com amor, compartilhar palavras de encorajamento, esperança e oferecer o conforto da presença de Cristo. Não tenho dúvidas de que o Espírito Santo pode nos capacitar a ser sensíveis às necessidades dos outros e a agir com compaixão e empatia. Que sejamos instrumentos de cura, levando a luz do evangelho a todos que encontramos em nosso caminho, e ao conhecermos as histórias das pessoas, nossa resposta seja sempre um coração cheio de misericórdia e compaixão, imitando nosso Salvador e sendo verdadeiros reflexos do Seu amor neste mundo.
Ministério
Temos tantas bênçãos maravilhosas para testemunhar durante o mês de julho, e como temos tido o favor de Deus. Vimos Suas mãos poderosas agindo em nossas vidas e ministério, abrindo portas e nos proporcionando oportunidades incríveis ao longo do mês. Recebemos uma visita maravilhosa da Família Oliveira por alguns dias, que nos abençoou muito. Servimos juntos no Quênia e caminhamos lado a lado por um longo tempo. No resgate de refugiados, enfrentamos desafios significativos neste último mês, pois nunca tivemos tantos barcos chegando como agora. Em alguns dias, chegaram 12 barcos, o que envolveu muito trabalho. Com o aumento do fluxo de refugiados, também aumentou o número de feridos e refugiados desaparecidos em vários naufrágios, e corpos aparecendo nas praias. Foi triste saber que entre esses corpos na praia havia um bebê e ainda mais triste que nenhuma família registrou a perda do bebê. Geralmente, não é registrado por pressão dos outros refugiados que viajavam juntos e por medo de responsabilização por essa perda. À medida que o número de refugiados cresce, cresce também o nosso amor, a compaixão e o desejo de preparar o caminho do Senhor para que muitos aqui possam ter um novo nascimento em Cristo Jesus, nossa única esperança, em estas operações de resgate o Senhor tem me abençoando tanto, ao participar de um resgate de refugiados e ver uma mulher ser livre do tráfico sexual, foi uma experiencia maravilhosa que nunca tinha tido. Retomamos nossa ajuda na associação africana, os estudantes estão voltando aos poucos, e estamos muito animados com as oportunidades de fazer amizades. Nos identificamos muito com a ajuda a eles, pois entre todos os refugiados em nossa área, os subsaharianos são os mais vulneráveis e os que mais necessitam de ajuda, já que enfrentam uma vida muito difícil e recebem pouca assistência de organizações. No abrigo também tem sido um privilégio poder cuidar de pessoas, em especial agora estou cuidando do “Hos” e seu filho, “Muh”, que chegaram aqui no começo do ano em um barco de refugiados e vieram em busca de tratamento médico para “Muh”, que luta contra o câncer. Em 2021 retirou um tumor na cabeça, perdeu um olho e somente Jesus para trazer cura e salvação a esta família que arriscaram suas vidas para vir aqui conseguir tratamento médico. Nossa viagem ao Norte da África foi uma grande bênção. Somos gratos a Deus por cumprirmos nosso objetivo maior de aprender sobre a cultura, o povo e o contexto econômico em que vivem, assim como as restrições de um país fechado ao Evangelho e os desafios de ser cristão dentro deste contexto. Isso nos proporcionou uma clareza muito maior sobre o grupo de refugiados que acolhemos aqui e como podemos servi-los melhor. No entanto, voltamos com a certeza de que o Norte da África continua sendo um grande desafio missionário para a igreja de Cristo, e os refugiados que chegam aqui têm muito mais oportunidades de ouvir do Evangelho da graça de Deus do que se permanecessem em sua cultura.
Pedidos de Oração:
- Louve a Deus pelo mês extraordinário que tivemos em julho e por toda a provisão do Senhor sobre nossas vidas e ministério.
- Louve a Deus pela visita de nossos amigos e pelo precioso tempo que tivemos no Norte da África.
- Continue orando pela proteção e saúde de nossos filhos, noras e netos. Orem para que o Senhor permita que, no final de agosto, possamos recebê-los todos aqui em nossa casa.
- Ore por nossas vidas, por nossa saúde física e emocional. Ore também pela troca de carro, pois precisamos de um carro que possa nos servir melhor. Ore para que o Senhor esteja provendo os recursos.
- Ore pelo cuidado pastoral do missionário, que continua com muitos atendimentos de diferentes países e pelos estudos bíblicos da Tina com diferentes mulheres, seus aconselhamentos e mentoreamento.
- Ore pelas vidas que estamos acompanhando no abrigo de refugiados, em especial pela vida de “Hus” e pelo tratamento de câncer de seu filho “Muh” que estou acompanhando. Continue orando pelas vidas de Moa, Peter e Amos, a quem seguimos servindo e esperando que Deus toque seus corações.
- Ore pelo resgate de barcos de refugiados, que tem aumentado muito. Ore para que possamos seguir preparando o caminho do Senhor para muitos que chegam aqui em Almería possam ter a oportunidade de ouvir do Evangelho da Graça.
Que o Senhor esteja abençoando muito a sua vida e continue nos acompanhando nas redes sociais e se ainda não está recebendo nossas mensagens pelo WhatsApp. Nos avise, pois sempre enviamos informações e pedidos de orações mais sensíveis que não compartilhamos publicamente. Assim, seguimos orando para que Deus os proteja, os fortaleça na fé, na perseverança e no amor por Missões.
Em Cristo Jesus nossa única esperança.
Pr. Ricardo, Tina, Felipe, Moara, Théo & Lucas, Matheus, Naomi e Tiago Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: matioli.missoes@gmail.com
Banco Bradesco (237): Ricardo M Matioli
Agência 560 – Conta corrente: 112034-4
Banco do Brasil (001) ): Ricardo M Matiol
Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0
É Pastor… Todas as vezes que fico sabendo que vocês estão trabalhando com refugiados oro mais ainda… Que missão difícil! Quanto sofrimento esse povo carrega. Glória a Deus que tem usado vocês aí pra através de suas mãos levarem o amor do Senhor!
Susy querida, amiga, companheira nesta jornada em todas nossas jornadas, como somos gratos por sua vida e cuidado para conosco. Você faz tanta diferença em nossas vidas que somente o Senhor Jesus para retribuir todo seu cuidado.
Amamos vcs Família Matioli e seguimos em oração por suas vidas para que a Missão que Deus colocou em suas mãos seja cumprida conforme a vontade de Deus e vcs sejam capacitados e fortalecidos na Força do Seu Poder
Como somos gratos a Deus, Debora pela amizade, apoio e carinho de vocês para com nossas vidas. Obrigado por suas palavras e que Deus em sua graça e bondade esteja fazendo o impossível para que vocês sejam muitos abençoados sobre todas as coisas.
Contar as bençãos em meio a lutas.Assim vejo o trabalho de vcs.
Que o Senhor dos refugiados e nosso os sustente com saúde,continuando a lhes dar um coração que tem compaixão.E que continue a levantar mantenedores e intercessores.Obrigada Tina e Ricardo por representarem a igreja missionária aí em Almería.Deus seja louvadora suas vidas e ministério.No amor de Cristo
Obrigado Layne por suas palavras carinhosas e por todo seu apoio. Somos gratos por a Deus por sua vida e do Antonio Carlos! Deus seja com vocês.
Ricardo e Tina, há 2 decadas vocês têm executado trabalhos que raras pessoas neste mundo aceitariam fazer. Louvado seja Deus por suas vidas! Deus lhes conceda saúde integral, sabedoria e proteção sempre!
Obrigado Mariza por nos acompanhar nestas 2 décadas e por sempre nos encorajar, nos abençoar com suas orações e apoio. Somos gratos a Deus por sempre estar segurando as cordas enquanto estamos aqui no campo missionário. Deus os abençoe muito!
Que Deus continue fazendo a obra Dele, através da vida de vocês, meus amados amigos. Amamos demais vocês!!!
E continuaremos sempre com vocês em pensamentos e orações.
Querido Éden! Somos tão gratos por sua amizade e por ser meu irmaozão em todos os momentos. Obrigado por tudo!