Olá Parceiros em Missões,
“Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as refeições com alegria e simplicidade de coração.” Atos 2:46
Com muita alegria e gratidão a Deus, iniciamos 2026 compartilhando nosso primeiro informativo missionário. Fomos abençoados por um tempo especial no fim de ano, marcado por estar com nossa família, comunhão e renovação das forças. Começamos este novo ano cheios da graça do Senhor, atentos à Sua voz e dispostos a obedecer a tudo o que Ele tem preparado para nós. Seguimos firmes na missão, caminhando lado a lado com cada parceiro que ora, apoia e sustenta este projeto missionário. Juntos, cremos que o Senhor fará grandes coisas neste novo ano.
A Mesa que Une e Envia!
Tivemos um final de ano maravilhoso em família e com amigos queridos, neste tempo fomos levados a refletir sobre algo simples, mas profundamente poderoso na missão: a mesa. Estar a mesa com nossos filhos, noras, netos ou reunidos com familiares ou amigos ali é um tempo precioso de que em tantas culturas carregam tanto significado. Quando lemos a Bíblia, percebemos que a mesa sempre foi lugar de encontro, de ensino, de decisões, de restauração e de envio. Jesus ensinou à mesa, perdoou à mesa, revelou-se à mesa e enviou seus discípulos depois de partir o pão com eles. Em nossa casa, a mesa tem sido um verdadeiro o ponto central da missão que recebemos do Senhor. É ao redor dela que recebemos amigos refugiados, acolhemos irmãos da igreja, realizamos reuniões de nossa equipe, conduzimos estudos bíblicos e partilhamos a vida. Ao redor da mesa nós rimos, conversamos, choramos, oramos e muitas vezes ali eu e Tina discernimos juntos os passos a seguir. Nossa mesa não é apenas um móvel na cozinha, ela se tornou um espaço onde Deus se faz presente de maneira muito concreta. No acolhimento de refugiados, a mesa ganha um significado ainda mais profundo. Muitos chegam aqui marcados pela perda, pela saudade de sua comida, pela solidão, longe de sua família e de tudo o que conheciam. Sentar-se à mesa com eles, comer juntos, ouvir suas histórias, respeitar sua cultura, esta atitude de estar com eles a mesa expressa o que palavras não conseguem dizer: “você é bem-vindo”. Já vimos refugiados se emocionarem ao comer arroz com frango depois de muitos anos, ao experimentar uma refeição simples, mas preparada pela Tina com carinho. Para muitos deles nossa mesa foi o primeiro lugar de acolhimento de uma família na Espanha desde que deixaram seus países. Tremendo pensar que seja na família ou na igreja, a mesa também cumpre seu papel essencial. Ela fortalece amizades, cura relações machucadas, nos aproxima uns dos outros, compartilha sofrimento, cria espaço para aprender um do outro. É na mesa que aprendemos a viver em comunidade, a ouvir o outro e a repartir o que temos. A missão começa quando abrimos a porta e colocamos mais uma, duas ou três cadeiras à mesa. Nossa oração para este novo ano é que continuemos vivendo uma fé que se expressa em hospitalidade, comunhão e envio. Que nossas mesas em casa, na igreja e por onde chegarmos para se sentar, siga sendo um lugar onde Cristo é conhecido, amado e compartilhado.
Ministério
Com a graça do Senhor o mês de dezembro foi marcado por momentos muito especiais e por um encerramento de ano profundamente cheio da presença de Deus. Olhando para tudo o que vivemos, só podemos agradecer ao Senhor pela forma como Ele nos permitiu servir, amar e caminhar junto de tantas pessoas. Tivemos encontros preciosos no ministério com refugiados, no trabalho da Tina com as mulheres e também no fortalecimento da comunhão com nossas igrejas parceiras aqui em Almería. No trabalho de resgate de refugiados, dezembro foi bem diferente do que estávamos acostumados. Com a chegada do frio intenso e a instabilidade climática, o número de barcos diminuiu, mas, em contrapartida, as embarcações passaram a chegar com muito mais pessoas. Tivemos barcos com mais de 80 refugiados e outros com mais de 60, algo que, em mais de três anos servindo na linha de frente, nunca havíamos presenciado. Isso exigiu intervenções muito mais longas, chegando a mais de seis horas de trabalho por barco. Além disso, percebemos um aumento significativo no número de mulheres e menores, o que demanda ainda mais cuidado, atenção e sensibilidade. Cada pessoa resgatada carrega uma história, uma dor, uma necessidade específica. Nosso desafio é não permitir que a pressão por rapidez nos roube a humanidade do cuidado. Após nossa intervenção humanitária, todos são encaminhados à polícia para os trâmites legais, já que chegaram de forma irregular, mas o nosso papel é garantir dignidade, acolhimento e atenção em cada detalhe. O frio torna tudo ainda mais difícil: muitos chegam com roupas pesadas, completamente molhadas, e alguns apresentam quadros de hipotermia. Sabemos que os próximos meses seguirão nesse mesmo ritmo e condição. Em meio a tantos desafios, Deus também nos presenteou com grandes alegrias. Um dos refugiados que acompanhamos de perto, que está frequentando uma igreja parceira, conseguiu trabalho, saiu do abrigo de refugiados e hoje divide moradia com outros refugiados que também estão empregados. Sua gratidão foi tão grande que nos convidou para jantar como forma de agradecer, um gesto simples, mas profundamente tocante. Tem sido tão difícil o trabalho com refugiados e então o Senhor nos presenteia com situações assim que nos encoraja ainda mais. Outro momento marcante de dezembro foi poder compartilhar a mesa de nossa casa com um casal de refugiados somalis para uma refeição. Desde que saímos do Quênia, em 2015, não tínhamos o privilégio de compartilhar nossa mesa com alguém dessa etnia, com quem servimos por mais de 10 anos. Foi um reencontro de memórias, afetos e do chamado de Deus. Assim encerrando o ano com o coração cheio de gratidão e esperança, esperando também que este novo ano seja cheio de muitas surpresas que nos edificam e glorificam ao Senhor.
Pedidos de Oração e Louvores:
- Louvamos a Deus pela Sua presença constante em nossas vidas, nos sustentando no trabalho com refugiados, da Tina com as mulheres e na comunhão com as igrejas parceiras em Almería.
- Louvamos ao Senhor pela vida do “B” que conseguiu trabalho, saiu do abrigo de refugiados e hoje caminha com mais dignidade e com a presença do Senhor.
- Louvamos a Deus pelo privilégio de receber refugiados somalis em nossa casa, um presente que reacendeu memórias, nosso chamado e gratidão pela forma como o Senhor está agindo.
- Ore por nossa saúde física, emocional e espiritual, para que o Senhor continue nos fortalecendo diante de nossa rotina.
- Ore por proteção e sustento financeiro, confiando que Deus seguirá suprindo cada necessidade do ministério e da família.
- Ore por nossos filhos, noras e netos, para que o Senhor os guarde, proteja e conceda saúde e paz.
- Ore de forma especial por Naomi, que completou 5 meses de gestação de gêmeos, enfrentando dificuldades, mas debaixo do cuidado do Senhor. Ore para que o restante da gravidez dela seja conduzido com proteção, saúde para ela e para os bebês.
- Ore para que o Senhor nos dê sabedoria e sensibilidade nos resgates, para que nunca percamos a humanidade do cuidado mesmo sob pressão.
- Ore pelos refugiados que chegam em condições extremas, especialmente os que sofrem com frio e exaustão.
- Ore pelas equipes de resgate e voluntários, para que Deus renove forças, dê segurança e unidade no trabalho.
- Ore para que os relacionamentos construídos com os refugiados continuem abrindo portas para o Evangelho.
- Ore pelo ministério da Tina com as mulheres, para que Deus continue usando sua vida como instrumento de cura e discipulado.
- Ore pelas igrejas parceiras em Almería, para que sigam firmes e engajadas também no acolhimento e cuidado com refugiados.
- Ore para que 2026 seja um ano de surpresas que glorifiquem a Deus, trazendo frutos, conversões e fortalecimento do ministério entre os refugiados.
Somos gratos pelas orações e pelo apoio constante. Que o Senhor derrame bênçãos sobre cada um, suas igrejas e famílias. Oramos para que Deus os proteja, fortaleça sua fé, sustente na perseverança e fortaleça o amor por Missões. Continuemos unidos, servindo e glorificando ao Senhor diariamente, sempre com alegria.
Pr. Ricardo & Tina Matioli
Servindo ao Senhor, razão única de nossas vidas!
matioli.missoes@gmail.com
WhatsApp: +34643470164
OBS: Como família missionária, somos responsáveis por levanta o apoio necessário de oração e de sustento financeiro para realização de nosso ministério missionário. Caso queira ser um parceiro de oração ou de contribuição, por favor nos escreva. Contamos com seu apoio!
Para Abençoar nosso Ministério:
PIX: tina.matioli@gmail.com
Banco Brasil (001): Ricardo M Matioli
Agência 3509-2 – Conta corrente: 8355-0
Banco do Bradesco (237): Diamantina B Matiol
Agência 560 – Conta corrente: 36597-1


Deus os abençoe cada dia mais nesse ministério abençoado e que me edifica sempre.
Muita saúde a todos.
🙌🏼🙌🏼
Querida Tarline, muito obrigado pelo carinho! Suas palavras nos encorajam muito. Que o Senhor também te dê muita saúde, paz e graça a cada dia. Um abraço com carinho!
Trabalho lindo e abençoado, Matiolli e Tina. Que Deus possa fortalece-los mais a cada dia.
Obrigado Pr. Vanderlei por todo seu apoio e amizade. Deus abençoe grandemente sua vida e ministério neste novo ano!
Que prazer ler notícias sobre vcs. Que Deus continue lhes abençoando e abrindo novos caminhos. Saudades
Muito obrigado pelo carinho Ozorio. Que Deus também continue te abençoando e abrindo caminhos. A saudade é recíproca! Um grande abraço.